Sentir dores nos pés após passar horas caminhando ou sobre o salto alto é algo comum. No entanto, se o incômodo surge logo que você dá os primeiros passos pela manhã, você pode estar sofrendo de esporão calcâneo, um incômodo na parte inferior do osso do calcanhar. Esse osso é o responsável por suportar todo o peso do corpo, podendo sofrer fissuras ou inflamações com impactos intensos e de forma constante.
Leia também:
Manchas escuras no calcanhar: médico ensina a acabar com elas
Rosto sem manchas
Como tirar as manchas de espinhas
Sintomas do esporão
O problema pode ser identificado como uma dor pulsante na planta do pé, na região do calcanhar. Quando sobrecarregado, pode sofrer inflamações que podem ser passados para os joelhos, pernas e até coluna. Exames físicos e com radiografia costumam ser pedidos por médicos para o diagnóstico da doença.

Como tratar o pé com esporão
Antes de mais nada, o problema pode ser evitado de forma simples como usar sapatos com amortecedores, não passar muito tempo de pé e controlar o sobrepeso. A consulta com um ortopedista ajuda a conhecer o grau do desconforto e, em casos mais simples, alongamento e o uso de palmilhas costumam ser os métodos mais indicados. A cirurgia ainda é o procedimento tomado apenas em último caso.