A cada 16 pessoas que sofrem com joanete, 15 são mulheres. O fato é facilmente explicado quando sabemos que o uso de sapatos de salto alto e bico fino é a principal causa do problema. Esse tipo de calçado favorece o desvio do dedão, fazendo com que sua articulação fique voltada para fora. Herança genética, artrite e má formação dos pés são outros fatores causadores do joanete.
Leia também:
Manchas escuras no calcanhar: médico ensina a acabar com elas
Rosto sem manchas
Como tirar as manchas de espinhas
Sintomas do joanete
Dedão do pé voltado para a direção dos demais dedos, dores, vermelhidão, inchaço e calo na região do dedão do pé são sintomas que mostram que a pessoa sofre com o problema.

Como aliviar o desconforto do joanete
A única forma de remover o joanete é através de procedimento cirúrgico que corrige a deformidade. No entanto, existem maneiras simples de se livrar do incômodo causado pelo joanete. Usar sapatos baixos e com a parte frontal mais larga evita o agravamento do quadro. Compressas com gelo e palmilhas almofadadas ajudam a aliviar dores e diminuir a pressão sobre os pés. Em casos mais doloridos, o uso de analgésico pode ajudar, mas um médico sempre deve ser consultado para um diagnóstico mais eficaz do seu problema.