Pele assada depois da depilação com cera: como tratar e aliviar a dor

Você fez depilação sozinha ou foi a um salão pouco confiável e acabou ficando machucada? Veja a seguir os cuidados para evitar e tratar a assadura depois da depilação.

Leia também
Depilação íntima: um método para cada tipo de pele
Elimine manchas de depilação
Pelo encravado: 8 maneiras de acabar com o problema

Machucado de cera quente: por que acontece?

A dermatologista Juliana Jordão explica que nos casos em que a pele está sensível pelo uso de ácidos ou alergias, por exemplo, a depilação pode acabar machucando-a ainda mais. Além disso, quando a temperatura da cera está muito alta ou é removida de maneira errada, a epiderme, camada superficial da pele, pode acabar também sendo retirada.

Como evitar 

Faça depilação com profissionais que você conhece ou são bem recomendados em salões e centros estéticos de confiança. Caso você fique assada depois da depilação com frequência, avise a depiladora e procure ceras específicas para pele sensível. Também vale ficar atenta às condições de higiene do local, pois lesões na pele facilitam que micro-organismos causem infecção.

Se for fazer depilação sozinha e não tem experiência nessa tarefa, peça ajuda para uma amiga ou familiar que conhece melhor o procedimento.

Como tratar assadura de depilação 

Juliana Jordão conta que para aliviar a dor da assadura podem ser feitas compressão geladas de chá de camomila, que também diminuem a vermelhidão. Também podem ser usadas pomadas cicatrizantes e analgésicos caso a dor seja muito intensa. Mas lembre-se, a melhor opção sempre é ir ao médico.

Além desses cuidados, não exponha a área machucada ao sol para evitar o surgimento de manchas definitivas e evite roupas justas e de tecidos sintéticos.