Muitas mulheres recorrem aos mais diversos ingredientes para clarear a pele ou amenizar manchas escuras – comuns nas axilas, nos cotovelos e na virilha. Mas ainda que existam ingredientes aconselháveis para esse tipo de atuação, outros podem piorar escurecer ainda mais a região.
Ingredientes que você não deve usar na pele
Bicarbonato de sódio
É comum encontrar depoimentos na internet que promovem o uso do bicarbonato de sódio na pele. Contudo, entre especialistas, o alerta é que o uso do ingrediente pode causar lesões. Ocorre que o pH do bicarbonato é alcalino demais comparado ao da pele do rosto, o que pode causar um desequilíbrio. Usar ingredientes com pH muito diferente do da pele desidrata a cútis e torna mais difícil para o corpo encontrar um equilíbrio saudável.
Limão
O limão é um ingrediente muito perigoso de se usar na pele, tanto que desde muito cedo sabemos que a combinação de limão e sol é desastrosa. Ainda assim, há quem utilize máscaras caseiras com suco de limão. Mesmo sem muito sol e diluido em água, o limão tem um alto potencial de manchar a pele. A fruta é muito ácida e, quando aplicado sobre a pele, pode levar a irritações, vermelhidão e pele ressecada.
Açúcar
Muito usado em máscaras esfoliantes, o açúcar tem uma textura que ajuda a remover as células mortas, mas pode causar micro-lesões na pele do rosto.
Água quente
Um banho quente é muito relaxante, mas se a água estiver quente demais, pode ressecar a primeira camada da pele do rosto. Nas peles muito oleosas, a água quente vai estimular ainda mais a produção de óleo natural, piorando o problema. Prefira usar água morna ou fria para lavar o rosto.
Doenças de pele
- Doenças de pele: sintomas e tratamentos
- Doenças de pele no verão: como se prevenir?
- 3 doenças de pele que mais atacam mulheres