Pintar o cabelo em casa se tornou uma realidade para muitas mulheres. Mas é bem verdade que precisamos estar atentos a alguns detalhes para garantir um bom resultado e evitar problemas.
E, se a sua ideia é se aventurar na transformação de visual sozinha, algumas dicas podem te ajudar.
Como pintar o cabelo em casa?
Seja para cobrir os fios brancos, retocar a raiz ou até mudar o visual por completo, as tinturas de cabelo fazem parte da vida de muitas mulheres. No entanto, nem sempre é possível ir ao salão para fazer a manutenção.
Por isso, o colorista e hairstylist da Wella, Glauco Braga, sugere um passo a passo para ter um resultado digno de salão. Tudo começa com um teste de alergia, que não é um passo que pode ser descartado, como indica o profissional.
“O foco do teste são as reações que a pele pode sofrer ao ser exposta e após a exposição de uma coloração, por isso muitas indicações são de observar a pele por 24 ou 48 horas após o teste”. A sugestão é não seguir caso sinta alguma dor ou ardência.
Além disso, as adeptas de alisamento também devem ter cuidados redobrados e espaçar bem o uso de produtos no cabelo. “O tempo ideal entre os processos deve ser aquele recomendado pelo produto alisante”.
Não seguir isso, pode causar graves danos aos fios. “Eles podem afetar o resultado da cor, problema menos grave. Já a combinação de uma cor super clara com alisamentos fortes pode gerar fragilização da fibra, algo muito grave, gerando o que chamamos de corte químico”, explica.
Outro detalhe muito importante é proteger a pele ao redor do cabelo. A sugestão de Glauco é usar sílica, uma espécie de silicone à venda em perfumarias. Aplique na testa, orelhas e pescoço antes do processo. “Para tirar as manchas não há produtos eficazes, então, é importante prevenir”.
Passo a passo da tintura em casa:
- Teste de alergia.
- Certifique-se que seu cabelo não tem excessos de produtos como óleos, finalizadores, cremes e leave-ins. Caso tenha, lave os fios apenas com shampoo e aplique condicionador apenas no comprimento.
- Proteja as roupas e aplique a sílica na testa, orelhas e pescoço.
- Divida seu cabelo em 4 ou 6 “setores”. Primeiro no meio e 3 porções de cada lado da cabeça. Na hora de aplicar, vá pegando mechas pequenas.
- Faça a mescla da tinta, conforme indicado pelo fabricante, e aplique imediatamente. Não aplicá-lo imediatamente pode comprometer o resultado desejado.
- Se for a primeira vez, aplique primeiro no comprimento e pontas deixe agir a metade do tempo total. Depois, aplique na raiz e deixe agir a outra metade do tempo. Se você quiser fazer o retoque de raiz, aplique primeiramente nas raízes e puxe a tinta em direção às pontas em seguida.
- Aplique de forma detalhada, organizada e ágil.
- Respeite o tempo de ação do produto. Tempo menor ou maior que indicado pode comprometer o resultado desejado, deixando os cabelos manchados ou fragilizados.
- Faça o enxágue e a higienização. Algumas colorações acompanham produtos para esta etapa. E é muito importante usá-los. – alguns contam com fixadores que fazem a cor durar mais tempo, outros com nutrientes que hidratam as madeixas.
Como deixar a tintura em casa como de profissional?
Para garantir um efeito sempre uniforme, o profissional aconselha manter uma manutenção da tintura. “Caso a cor aplicada seja mais clara que o tom natural do cabelo, até mesmo com um percentual de 50% de brancos, é interessante que não ultrapasse 60 dias. A partir deste tempo já podemos ter variações no resultado da cor”.
Além disso, se a ideia é misturar tonalidade, é preciso ter cautela. “Fazer estas mesclas dependerá de conhecimento e precisão (e o resultado pode não ser exatamente o esperado. Cores predominantes são as quentes, como vermelhos, dourados e acobreados e também os tons naturais, que tendem a deixar a cor mais escura quando colocado em maior proporção”, afirma.