Por que é TÃO mais difícil uma mulher ficar careca do que um homem?

por | jun 30, 2016 | Beleza

A calvície feminina não é algo anormal, mas sabe-se que a perda dos cabelos é bem mais comum e ocorre de forma mais intensa nos homens. A alopecia androgenética, forma mais tradicional de calvície, é causada pela herança genética e por hormônios chamados andrógenos, que são responsáveis por definirem as características sexuais masculinas.

Leia também:
Condicionador seco hidrata os cabelos e elimina o frizz
Quer deixar os fios mais volumosos em um minuto? Conheça essa novidade
7 bons motivos para usar shampoo seco

A calvície acontece quando a enzima 5-alfa-redutásia age sobre a testosterona, dando origem ao hormônio di-hidro-testosterona (DHT), o responsável principal pelo afinamento e queda dos cabelos. No entanto, o que vai definir o problema é a herança genética da pessoa.

Mesmo que tenham predisposição genética, as mulheres não possuem DHT suficiente causar uma significativa queda dos fios, já que produzem menos hormônios testosterona que os homens. Portanto, o mais comum é que elas apresentem afinamento dos cabelos que não chegam, de fato, a cair.

A posição dos bulbos capilares também é diferente em homens e mulheres, por isso o processo de calvície não é igual. No homem, a queda dos fios geralmente se inicia na frente, exibindo as entradas, e no vertex, a região no topo da cabeça onde há o encontro dos fios. Já nas mulheres, a calvície se concentra no topo da cabeça.