Quando o assunto é cuidar dos cabelos, não faltam dúvidas sobre como usar corretamente os produtos. Afinal, existem muitos tipos disponíveis no mercado.
Uma das perguntas mais frequentes nos salões e nas redes sociais é: “Devo usar condicionador depois da máscara?” — e a resposta pode surpreender quem acredita que esses dois produtos têm a mesma função.
Máscara e condicionador: quais são as funções de cada um?

Usados no momento do banho, máscara e condicionador têm finalidades distintas. No entanto, existem muitas máscaras “2 em 1”, ou seja, que atuam pelos dois.
Ainda assim, em teoria, a máscara é um tratamento intensivo que penetra na fibra capilar, promovendo hidratação, nutrição ou reconstrução. Já o condicionador existe para atuar na superfície dos fios e selar as cutículas.
Então, pode ou não usar o condicionador depois da máscara?

Sim, pode — mas nem sempre é necessário, especialmente se a máscara utilizada já tiver função condicionante ou um pH entre 3 e 4, que geralmente está escrito na embalagem.
Contudo, no caso de não haver explicações no rótulo, basta seguir a dica da farmacêutica Mariana Cristofani, especializada em desenvolvimento de cosméticos:
“Sinta seu cabelo! Se ele estiver com um aspecto de ‘desmaiado’ e ‘derretido’, como uma manteiga na mão, é sinal de que ele não precisa de condicionador após a máscara”, orienta a especialista.