Muito além do tempero marcante na cozinha, o alecrim possui características que ajudam quem sofre com a queda de cabelos. Além de auxiliar na boa limpeza do couro cabeludo, a erva aromática melhora a vascularização, favorecendo o crescimento dos fios.
Alecrim para o cabelo
Adicionar o alecrim em forma de óleo em máscaras capilares ou shampoo ajuda quem tem raiz oleosa e problemas com surgimento de caspas. Sua ação adstringente faz uma higienização completa, o que inclui a desobstrução dos folículos capilares.
Em sua composição, o alecrim traz vitaminas e biflavonoides que têm ação anti-inflamatória, antioxidante e antisséptico, que consegue combater os microrganismos do couro cabeludo, promovendo cabelos mais fortes e resistentes à queda.
Tônico de alecrim caseiro
A dermatologista Camila Meccia, da CD Clínica Dermatológica, ensina como fazer tônico de alecrim caseiro, usando chá com alguns ramos da planta em água fervente. Para aplicar, a dica é usar a bebida fria e um pedaço de algodão. É preciso ir abrindo aos poucos os cabelos, passando levemente o chá diretamente no couro cabeludo.
De acordo com a médica, o chá pode ser aplicado nos fios molhados ou secos, mas a recomendação é que o couro cabeludo esteja limpo. O tônico pode ficar na cabeça de um dia para o outro ou por algumas horas. Segundo ela, a receita de alecrim para cabelo crescer pode ser usada de uma a três vezes por semana.
Cuidados e contraindicações
Só é preciso ter cuidado para não exagerar no alecrim: uma pequena quantidade já é suficiente para fazer o chá e usar nos cabelos. Se não for usado de maneira correta, a erva pode causar alergia, irritação e sensibilidade excessiva no couro cabeludo. Mulheres grávidas e lactantes devem evitar o alecrim em versão de óleo concentrado.
Truques para acelerar o crescimento dos fios
- 5 tratamentos da Fernanda Souza para acelerar o crescimento dos cabelos
- Cebola faz cabelo crescer, hidrata e ainda acaba com caspa e queda
- 5 receitas caseiras que fazem o cabelo crescer mais rápido e evitam queda