Os procedimentos químicos nos cabelos como tinturas e alisamentos, costumam deixar os fios mais frágeis. Isso acontece porque alguns nutrientes são perdidos durante o processo. O médico Thiago Bianco, especialista em restauração capilar, explica como isso acontece. “A estrutura do cabelo é composta por cerca de 65 a 95% de queratina, assim como minerais e água. Esses procedimentos atuam diretamente na estrutura da fibra, provocando a perda da queratina e da oleosidade natural que atua como protetora dos fios. Resultado: o cabelo fica ressecado e suscetível à quebra”.
Uma forma de repor esses nutrientes e voltar a fortalecer os fios é através da alimentação. Para isso, é importante entender que cada tipo de química age nos fios e no couro cabeludo de uma forma diferente e pede cuidados diferentes.
A nutricionista Caroline Yoshioka, do Conselho Científico da Midway Labs, explica que a alimentação não vai resolver o problema, mas vai ajudar a melhorar tanto a saúde como o aspecto dos cabelos. De forma geral, é importante se alimentar com verduras, legumes e pelo menos três a quatro frutas por dia, de cores diferentes, para deixar os fios fortes. Além disso, ela sugere fazer hidratação caseira com óleo de coco, abacate ou azeite.
Coloração
Para fixar o pigmento nos fios, ocorre a abertura da cutícula e a alteração do pH natural do cabelo. “O processo de coloração fragiliza toda a fibra capilar, pois mantém o contato com substâncias oxidativas, como a amônia e outros componentes. O ideal é sempre optar por colorações profissionais, pois possuem formulações menos agressivas e podem até mesmo proporcionar uma melhor fixação”, explica o médico.
“Quem passa por esse processo pode repor os nutrientes com alimentos como cenoura, brócolis e beterraba”, indica a nutricionista.
Descoloração
O processo de descoloração remove o pigmento natural do cabelo e abre as escamas, a fim de alcançar uma tonalidade mais clara. De acordo com o médico, ao alterar a estrutura dos fios e expor aos agentes oxidativos, perde-se aminoácidos essenciais e a oleosidade natural dos cabelos. Portanto, é muito comum ao descolorir notar os fios mais opacos, ressecados, ralos e sem vida.
A reposição dessas vitaminas para o cabelo é de suma importância após o processo químico. Para isso, a nutricionista indica laranja, couve, brócolis e abacate, que pode ser usado também na hidratação.
Alisamentos
Alisamentos como as escovas progressivas devem ser compostos por no máximo 0,2% de formol, determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O formol provoca uma série de danos para a saúde, como possíveis queimaduras, descamação do couro cabeludo, falta de ar, ardência nos olhos e até desmaio. O ideal é usar substâncias semelhantes, porém menos prejudiciais”, alerta o médico.
Nesse caso, a melhor forma de cuidar dos fios com a alimentação segundo a nutricionista é com uva roxa, óleo de coco, cenoura, laranja, beterraba, abacate e aplicação de máscaras caseiras com azeite.
Benefícios dos alimentos para os cabelos
- Alimentação adequada: o que comer para o cabelo crescer mais forte
- Previna a queda de cabelos com alimentação: 5 opções para ter no prato
- Que alimentos podem ser os responsáveis pela oleosidade dos seus cabelos?