Que o uso do filtro solar é obrigatório antes de se expor ao sol todo mundo já sabe. Mas no verão, quando os raios ficam ainda mais fortes e nocivos, a proteção precisa ser reforçada para evitar queimaduras e até mesmo câncer de pele, tipo mais comum, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Essa necessidade de proteção fez com que o mercado passasse a investir num novo produto: as roupas com proteção solar.
Leia também:
Como conquistar um bronzeado saudável
Alimentos que aceleram o bronzeado
Como proteger os olhos no verão
De acordo com fabricantes, essas peças utilizam uma tecnologia que bloqueia até 98% dos raios ultravioletas, enquanto numa roupa de tecido comum essa taxa é de apenas 5%. Outra vantagem é que o efeito não sai com a lavagem.
O conceito não é novo e surgiu há cerca de 20 anos na Austrália, quando o nível de problemas dermatológicos no país – que tem sol forte e população de pele clara – atingiu níveis muito altos. No Brasil, algumas marcas já estão produzindo essas roupas, buscando adequar os modelos às tendências de moda, com modelos e cores diferentes.
Benefícios das roupas com proteção solar
A dermatologista Daniela Lemes, diretora médica da Slim Clinique, no Rio de Janeiro, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essas roupas funcionam porque os fios especiais, à base de dióxido de titânio e banhos químicos sintéticos, garantem a proteção. “Todo mundo pode usar, principalmente se estiver em exposição intensa, como em passeios de barco. As crianças se beneficiam ainda mais, pois diminui a preocupação dos pais na questão da reaplicação do filtro nas áreas com a roupa”, diz.
No entanto, mesmo com o uso dessas roupas é importante ter alguns cuidados com o filtro solar. “O protetor pode ser dispensados apenas na área coberta, mas é preciso ter cuidado com a região do ‘término’ da roupa. É melhor aplicar o filtro solar sem a roupa para não ficar uma faixa de queimadura, o que acontece, por exemplo, quando a pessoa toma sol com bermuda”, explica.
Ao escolher uma peça, deve-se levar em consideração se ela tem um certificado de garantia de proteção e preferir as de mangas longas. “A vantagem é a proteção total da área coberta, sem risco de queimaduras por má aplicação do filtro solar ou esquecer de reaplicá-lo. A desvantagem é que é difícil usar na praia uma camisa de manga comprida, por exemplo”, finaliza.





