Rugas ao redor da boca: 5 fatores que causam + técnicas que minimizam as marcas

Constituídas por linhas finas em cima dos lábios – que parecem ter sido formadas de tanto fazer biquinho – as rugas ao redor da boca são muito comuns em mulheres com 60, 50, 40 e até 30 anos. Mas tomando alguns cuidados antes disso, dá para evitá-las, sabia? Conversamos com o dermatologista Leonardo Abrucio Neto do Hospital Beneficiência Portuguesa, de São Paulo, para descobrir como fazer direitinho essa prevenção. Veja a seguir.

Leia também
9 hábitos que estão criando suas rugas: do chiclete à posição do travesseiro
Produtos bons e baratos para cuidar da pele e diminuir rugas e celulites
Tratamento com ácido hialurônico elimina rugas e aumenta os lábios

Rugas ao redor da boca: como prevenir do jeito certo 

Evitar a formação de rugas ao redor da boca é fácil, mas exige dedicação, pois os cuidados são diários. Os 5 principais fatores causadores, que requerem atenção redobrada, são:

Sol

O especialista explica que é importante evitar exposição excessiva ao sol utilizar protetor solar com FPS mínimo de 30 e proteção contra os raios UVA e UVB.

É importantíssimo que haja proteção contra os raios UVA pois são eles que atingem uma profundidade maior na pele, promovendo degradação das fibras colágenas e elásticas, uma das principais causas de rugas.

Usar óculos escuros, chapéus ou bonés e evitar a exposição solar entre às 10 e às 16 horas também é fundamental.

Cigarro

O tabagismo altera a chegada de nutrientes e oxigênio através da circulação à pele. Portanto, se você não quiser ter rugas, o ideal é cortar de vez o cigarro.

Estresse

Relaxar, descansar e dormir bem é fundamental. A falta de sono promove a liberação de substâncias que geram constrição dos vasos cutâneos e afinam a espessura da pele.

Desequilíbrio hormonal

A diminuição das taxas de hormônios estrogênicos após a menopausa também é responsável pelo surgimento das rugas, pela menor tonicidade e firmeza da pele. Por isso, as rugas são mais frequentes nas mulheres. É necessário ficar de olho nas taxas hormonais e observar se há necessidade de correção. Para quem não pretende fazer reposição hormonal, o dermatologista recomenda considerar o uso de soja ou amora.

Alimentação

A ingestão de poucas proteínas, vitaminas e líquidos são fatores que predispõem o aparecimento das rugas. Capriche no consumo de vitamina C, que estimula a formação do colágeno, das vitaminas A e E (castanha, trigo, arroz) e resveratrol (frutas vermelhas), que são potentes antioxidantes.

As proteínas são os substratos das fibras colágenas e elásticas da derme, por isso, parte importante da alimentação. Por fim, a pele não deve nunca ficar desidratada, condição que a torna mais propensa ao surgimento das rugas.

Como amenizar as rugas ao redor da boca

De acordo com o dermatologista, o tratamento pode ser feito com diferentes produtos. O protetor solar é indispensável, melhor ainda se ele tiver antioxidantes, como a vitamina E, a vitamina C, o chá-verde e o resveratrol.

“É possível associar cremes com ácido retinoico, ácido glicólico, ácido hialurônico, antioxidantes e suplementos antioxidantes orais, com colágeno hidrolisado, vitamina C, biotina, selênio”, explica Leonardo Abrucio.

Quando as rugas já estão bem evidentes, é preciso lançar mão de tratamentos mais fortes, como os peelings para a renovação da pele e o preenchimento das rugas com ácido hialurônico.

Quando começar a prevenir e tratar rugas 

O dermatologista Leonardo Abrucio explica que o tratamento para as rugas em volta da boca pode ser iniciado por volta dos 20 e 30 anos. Já os hábitos preventivos devem ser mantidos desde sempre, evitando exposição solar, tabagismo, estresse e alimentação pobre em nutrientes.