O colágeno é uma proteína responsável por sustentar órgãos internos, reforçar tendões e ligamentos e, ainda, deixar a pele resistente e elástica. A produção da substância, porém, começa a diminuir naturalmente após os 25 anos de idade.
Pensando nas mudanças estéticas que a diminuição de colágeno no organismo pode proporcionar, é possível manter alguns cuidados para prevenir os sinais de envelhecimento precoce.
A falta da proteína pode ocasionar flacidez, rugas e linhas finas, mas uma rotina de cuidados diários contribui para aumentar a produção de colágeno, além de proteger a pele de fatores externos, como a poluição e a radiação ultravioleta.
Como estimular a produção natural de colágeno
Se fazemos ginástica para o corpo todo, por que não fazer ginástica facial? Exercícios faciais combatem e previnem a flacidez justamente porque estimulam a produção de novas fibras de elastina e colágeno. A chamada ginástica facial ajuda na manutenção de uma pele mais firme e elástica, com mais volume, menos toxinas e com maior poder de regeneração.
A produção da proteína é estimulada a partir de movimentos. Sendo assim, chegou a hora de perder o medo de caretas e trabalhar os músculos do rosto na frente do espelho.
Orientação é essencial para os resultados
Mas não basta sair por aí fazendo qualquer movimento com o rosto. Para o alcance dos benefícios que citamos aqui, é preciso fazer os exercícios certos.
Pesquisas recentes demonstram que exercícios feitos com base no conhecimento científico e anatômico do rosto podem tornar o aspecto do rosto até 3 anos mais jovem. Uma delas, realizada nos Estados Unidos, foi realizada com mulheres entre 40 e 65 anos e relata como as principais melhoras as regiões das bochechas, do pescoço e da papada.[1]
Hérica Sanfelice é educadora física e pesquisadora do movimento humano, da saúde e do bem-estar integral. Criadora do Gaia Facial Fit, um programa online de ginástica facial, ela idealizou uma série de exercícios com efeitos imediatos e duradouros.
As aulas foram pensadas especialmente para mulheres modernas e que dispõem de pouco tempo de dedicação diária. Em apenas dez minutos, já é possível completar a série do dia.
Em um exercício para a região da papada e pescoço, por exemplo, basta realizar estalos de língua. Esse movimento de sucção ajuda na produção de colágeno e, consequentemente, a manter a pele mais firme e tonificada.
Cuidados com o rosto
Para além da ginástica facial, vale ainda manter uma série de cuidados para evitar e os sinais de envelhecimento precoce:
- evitar exposição excessiva ao sol;
- manter uma alimentação balanceada;
- evitar poluição, álcool, cigarro e agrotóxicos;
- beber muita água;
- realizar exercícios físicos;
- cuidar do sono;
- investir na meditação.
[1] Murad, et al. “Association of Facial Exercise With the Appearance of Aging.”, JAMA Dermatol 1;154(3):365-367. doi: 10.1001/jamadermatol.2017.5142., Mar 2018.
O programa online Gaia Facial Fit inclui módulos para 12 semanas com 7 rotinas de exercícios faciais para cada semana, além de um material didático de apoio. Cada aula conta com cinco grupos de exercícios faciais divididos em Respiração, Estímulo sensorial, Exercícios funcionais, Exercícios de tonificação e Relaxamento. Os movimentos dos exercícios estimulam a produção natural de colágeno, elastina e ácido hialurônico ao mesmo tempo em que dão forma aos músculos. Com alguns minutos de prática é possível perceber melhora no volume e na forma do rosto.