O calcanhar é a parte do pé que mais costuma sofrer com sapatos apertados, sejam de salto, sejam sapatilhas. Para acabar com esse problema e reduzir a formação de calos, não tem segredo: basta apostar em uma série de técnicas que diminuem o atrito entre o pé e o sapato e tratar os calos já existentes de forma adequada.
O que são calos?
Um calo é uma parte da pele que se tornou grossa e dura como resposta a repetidos atritos e pressões. Eles não são nocivos, mas podem ser bastante incômodos.
Como proteger o calcanhar
Escolha bem o sapato
Parece uma recomendação simples, mas praticamente toda mulher deixa de lado. Antes de comprar um sapato, experimente e veja se parece confortável. Se ao dar 10 passos você sentir que ele está pegando o calcanhar, desista (por mais bonito que o sapato seja).
Protetor de calcanhar
Feitos de silicone, eles são colocados diretamente no calçado e diminuem o atrito com o tecido duro. A desvantagem é que você precisa ter um para cada sapato.
Fita transparente
Você ainda pode usar as fitas transparentes, que parecem esparadrapos, para revestir todo o calcanhar ou pelo menos os pontos críticos. Leve na bolsa para repor se necessário.
Como cuidar dos calos
Uma vez que você já ganhou os calos, é hora de cuidar para que eles não fiquem doloridos ou maiores. Em vez de usar a tradicional combinação de gaze e esparadrapo, vale investir em um curativo que alivia a inflamação enquanto reduz o atrito com o calçado.
Esse tipo de produto conta com uma espuma macia que se molda ao corpo e protege o pé, além da tecnologia hidrocolóide, que proporciona o ambiente ideal para a cicatrização. Ele também pode ser usado em caso de bolhas ou pequenos ferimentos.
Atenção: nunca tente cortar ou raspar os calos em casa. Isso pode provocar uma infecção potencialmente perigosa.
Betaplast™ H Band conta com a tecnologia hidrocolóide, que promove o ambiente ideal para a cicatrização de calos e pequenos ferimentos. Ele não sai do lugar e é resistente à água.