Lavar o cabelo todos os dias e abusar demais dos produtos de limpeza pode remover óleos essenciais para a saúde do seu couro cabeludo. Por isso, muitas vezes sem perceber, mulheres acabam contribuindo para o ressecamento dos fios – e, principalmente, das pontas das madeixas, que naturalmente já sofreram mais agressões e são menos nutridas por estarem longe da raiz.
Como escolher o shampoo certo

O tipo de shampoo que você escolhe pode interferir diretamente na aparência dos fios. Por isso, fique atenta para sempre adotar produtos e hábitos que impeçam ou tratem o ressecamento excessivo das pontas. Conheça os dois melhores tipos:
1. Shampoos leitosos
Esse tipo de produto costuma ter a textura mais densa e consistente e com nutrientes hidratantes. Por isso, deve ser aplicado nos fios tingidos e secos.
2. Shampoos perolados
O shampoo perolado, também conhecido como translúcido, é um meio termo entre o transparente e o leitoso. É o mais indicado para o uso diário e, principalmente, para quem tem cabelos normais, secos e com oleosidade moderada, mas sofre com as pontas ressecadas.

Dicas para evitar o ressecamento
Além de usar os shampoos adequados, evitar a desidratação dos fios e repor os nutrientes que dão força a eles é essencial.
1. Aplique o óleo de coco antes do banho
Aplique óleo de coco apenas nas pontinhas dos fios e deixe agir entre 15 e 20 minutos antes de entrar no chuveiro. Lave os cabelos normalmente e finalize com condicionador. Você pode repetir o truque toda vez que for lavar a cabeça para evitar que as pontas percam umidade e ressequem.
2. Faça uma hidratação poderosa
Uma vez por semana prepare uma mistura usando máscara de hidratação com gotinhas de óleo de amêndoa doce. Caso seu cabelo esteja muito elástico e quebradiço, substitua o óleo por uma tampinha de glicerina líquida bidestilada.
Dicas para quem tem cabelo ressecado
- 5 óleos naturais para combater cabelo ressecados
- Ar-condicionado pode ressecar pele e cabelos: saiba evitar
- 8 coisas parar tentar recuperar seu cabelo ressecado em casa