Adepta de cuidados de beleza mais naturais, Mariana Goldfarb tem seus segredinhos. Além de incluir spirulina na dieta, ela cuida do cabelo com um truque do tempo da vovó: a babosa. A misturinha caseira feita pela modelo é altamente hidratante e capaz de devolver a vitalidade aos fios.
Shampoo com babosa
A técnica de Mariana é bem simples. “Bato no liquidificador e depois eu coloco no shampoo”, explica. A misturinha garante cabelos cheios de vida. “Eu adoro tudo natural”, completa a esposa de Cauã Reymond. Apesar da facilidade, o segredinho de beleza é muito eficaz e tem comprovação científica.
Segundo Dra. Joana Barbosa, dermatologista clínica, cirúrgica e estética, a babosa é uma grande aliada dos cabelos. “Devido ao poder hidratante, a babosa melhora a maciez e maleabilidade do cabelo”, explica.
Além de tratar os fios, a Aloe Vera é indicada também para a hidratação do couro cabeludo.
Como tirar gel da babosa
Para retirar o máximo de gel da babosa e aproveitar na receita caseira, é necessário partir a folha ao meio, com um corte vertical.
Depois disso, com a ajuda de uma espátula, é só raspar a parte de dentro em um recipiente limpo.
Benefícios da babosa
Com propriedade regeneradora, a babosa pode ser usada como um antioxidante natural e para estimular a síntese de colágeno. Desta maneira, a Aloe Vera pode ser usada na reconstrução dos fios. Em entrevista ao VIX, a Dra. Joana listou também os benefícios do uso da planta para o cabelo.
Evita queda de cabelo
“A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo”, explica a especialista. Por possuir minerais e água, os fios também ficam menos quebradiços.
Hidratar e crescer cabelo
Com enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabelo, a babosa estimula a hidratação e é ainda fonte de minerais para os fios. “Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte”, acrescenta a Dra. Joana.
Elimina a caspa
A planta também é muito indicada no tratamento da caspa. Com enzimas capazes de eliminar células mortas, a planta age na remoção da dermatite seborreica.
Apesar de ser fonte de muitos benefícios, o uso indiscriminado da planta no tratamento de problemas capilares nem sempre é eficaz. Segundo Dr. Felipe Chediek, “é preciso saber qual a causa que originou o seu problema e muitas vezes associar tratamentos para uma melhor resposta do que apenas a utilização da babosa”.
Cuidados com o uso da babosa
O segredinho de beleza de Mariana pode ser eficaz, mas pede alguns cuidados. “Pode trazer bons resultados se a adição for feita com a espécie correta da planta, que tenha teste toxicológico, genético e de segurança, além da dosagem correta”, alerta o dermatologista Dr. Felipe Chediek, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para os dois especialistas, o tratamento caseiro não é indicado, mas existe alternativa. “Há shampoos com Aloe Vera com registros na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) seguros para utilizar”, sugere Chedik.