Fatores como atrito constante da pele, uso de roupas apertadas, transpiração no calor e pouca ventilação, além da depilação frequente e exposição ao sol sem filtro solar são alguns dos fatores que podem causar o escurecimento da pele na virilha. Para minimizar o efeito indesejado, uma substância comumente receitada por dermatologistas para combater manchas no rosto pode ser uma falsa aliada para o problema.
Perigo do uso de hidroquinona na virilha
A hidroquinona é um ácido de ação bem potente, normalmente, indicada para o clareamento de manchas no rosto. Porém, se aplicada nas virilhas, a substância se torna ainda mais potente, porque esse local é uma área de dobra. E, além de queimar a pele quando aplicada nessas áreas, como virilha e axilas, pode ter efeito rebote ao causar ainda mais manchas na pele, se administrada sem supervisão médica.
Nesses locais de dobra, o atrito da pele aumenta a absorção da hidroquinona, fazendo com que ela seja ainda mais irritante. Nas virilhas, a substância pode causar uma sensação muito forte de queimação no local, que fica muito avermelhado e dolorido, como se estivesse em “carne viva” ou queimada. A pele acaba perdendo toda a camada superficial.
Além disso, o uso do ácido para clarear virilha pode ter o efeito contrário e escurecer ainda mais essas regiões. Nas peles negras, o cuidado deve ser redobrado já que pode haver uma condição chamado de hipocromia salpicada: pequenas bolinhas brancas. Como as peles negras possuem mais melanócitos, as células produtoras de pigmento, o objetivo da hidroquinona é impedi-los de produzir melanina. Nas peles negras, isso pode se manifestar na forma de manchas brancas.
Truques contra olheiras
- Bepantol para eliminar olheiras é truque de Vera Viel: Saiba usar
- Tomate e batata para exterminar olheiras: Esteticista a receita
- Hirudoid com Hipoglos: Conheça mistura usada por médica de famosa