Durante o inverno, o clima seco e a falta de umidade favorecem a desidratação do cabelo, fazendo com que os fios fiquem mais arrepiados do que o normal. Os cabelos porosos, desidratados e secos são os mais propensos a desenvolverem frizz, mas todos estão sujeitos, sendo que o uso frequente de secador e chapinha favorecem ainda mais o problema.
Leia também:
Frizz causado nos cabelos pela chuva tem solução simples
Truques de passarela para combater frizz e fios arrepiados
Cabelo com volume pode ser controlado com truques caseiros
Segundo a coordenadora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Rosemeire de Oliveira, a maneira mais eficaz de controlar os fios arrepiados é por meio da hidratação frequente com produtos de qualidade. “A escolha do produto certo é muito importante, pois, quando ele não é apropriado para o seu tipo de cabelo, pode aumentar ainda mais as chances de frizz”, ressalta.
Para minimizar o problema, a especialista sugere alguns truques que são capazes de evitar que os fios rebeldes se manifestem:

No tempo seco, umedeça os fios sempre que possível e faça hidratação com frequência.

Evite produtos que contenham álcool. Aposte nos cremes para pentear e condicionadores com alto poder hidratante, como leave-in, sérum, cremes anti-frizz e finalizadores.

No inverno, aumente o espaço entre uma lavagem e outra. Se você costumar lavar o cabelo todos os dias, passe a fazê-lo somente 3 ou 4 vezes por semana.

Ao invés de escovas, prefira pentes com dentes largos e de metal.

Se o uso da escova for indispensável, use uma de cerdas naturais com pelo de javali.

Sempre que possível, evite o uso de secador. Remova o excesso de umidade com uma toalha e deixe que os fios terminem de secar naturalmente.

Se precisar usar secador, opte pelos modelos mais modernos, como o iônico, que contribui para o brilho e combate o frizz.