Usar gel secativo para cuidar de espinhas pode até funcionar em um primeiro momento, mas nem sempre é suficiente. Pessoas com predisposição genética à acne necessitam de um tratamento que resolva o problema pela raiz.
Esta é a recomendação do dermatologista Marco Rocha, que enumerou algumas formas de combater as espinhas de dentro para fora:
- Beber bastante água
- Cuidar da alimentação
- Evitar excessos de álcool e cafeína
- Praticar exercícios físicos
- Manter uma boa rotina de sono
Medicamentos contra espinhas
Hábitos saudáveis podem ajudar, mas não garantem que a pessoa estará livre das espinhas. Na hora de escolher um tratamento, fique longe das receitas caseiras e procure um médico antes de qualquer coisa.
Os dermatologistas podem indicar a aplicação tópica de cremes com ácido ou até mesmo medicamentos de uso oral. Veja a seguir as substâncias mais receitadas pelos médicos para combater espinhas:
Ácido azelaico
Trata-se de uma substância natural, encontrada em cereais como trigo e cevada. É usado na forma de creme e tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes, além de diminuir a oleosidade causadora de espinhas na pele.
Tretinoina (Ácido retinoico)
Derivada da vitamina A, a substância está presente em cremes de uso tópico para tratamento da acne, e serve para inibir a produção de secreção sebácea pela pele, evitando o entupimento dos poros e o surgimento de espinhas.
Isotretinoina
Esta outra versão do ácido retinoico também pode ser encontrada em cápsulas, que são indicadas para os casos mais severos de acne.
Peróxido de benzoila
É um dos princípios ativos mais usados em produtos para combater espinhas disponíveis no mercado. Costuma ser vendido na forma de gel e tem ação bactericida e antisseborreica.
Espironolactona
Geralmente receitado para pacientes com hipertensão pelo efeito diurético que regula o sódio no organismo, o comprimido também tem sido usado para tratar acne, pois ajuda a reduzir os níveis de hormônio masculino, diminuindo a oleosidade da pele.
Adapaleno
Oferecido na forma de creme, tem propriedades semelhantes às do ácido retinóico, ajudando a controlar a oleosidade e a renovar as células da pele, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.