Quando é preciso dar um “up” na pele do rosto, que pode estar desgastada, sem viço, sem graça, um tanto flácida, podemos recorrer aos excelentes ativos modernos. Existem alguns ingredientes poderosos, mas em cremes delicados, agradáveis no perfume e textura, capazes de iluminar a pele em alguns dias de uso. Veja os principais:
Ácido Glicólico e AHA: É o principal alfa hidroxiácido. Renova, refina as células da camada mais externa, facilitando a absorção de outros produtos, conferem maior brilho, são “iluminadores”, clareiam manchas, diminuem as linhas finas. O ideal é usá-lo à noite: ao fim de oito, dez dias, a pele está lisa e brilhante! Manipulados (mais potentes) ou em cremes prontos (mais suaves) são uma arma e tanto.
Os tensores podem não ser tão poderosos como a fada, mas ajudam muito a tornar um rosto cansado em outro liso, esticado e bem disposto
Vitamina C: Incomparável em seu equilíbrio entre poder renovador, clareador, fechamento de poros, reversão do dano ambiental. A chance de efeitos desagradáveis é praticamente nula. Pode ser usado pela maioria das pessoas, sem que haja efeitos indesejáveis. Use a qualquer hora como um “curinga”, seja qual for o seu tipo de pele.
Hapybelle, Endorphyn: São ativos da chamada Neurocosmética, que se baseia no fato das conhecidas endorfinas poderem ser captadas e agirem também na pele, ligando-a ao sistema nervoso e influenciando-a através dos diferentes estados emocionais. Estas phyto-endorfinas promovem a revitalização e rejuvenescimento da pele, reduzindo estados de irritação, inflamação e desgaste.
Ácido Retinóico: Clássico absoluto, não perdeu seu lugar como o mais potente dos renovadores em creme, estimulando colágeno, redescobrindo camadas de pele nova e refinada. Em doses suaves não chega a ser desconfortável e pode ser usado em esquemas especiais, poucas noites por mês. No resto da semanas, aproveita-se o impacto que a beleza de uma pele refinada provoca. O ideal é que seja manipulado de acordo com cada pele e vá aumentando a dose progressivamente
Retinol: Não confunda com ácido retinóico! É um bom hidratante para peles secas e desvitalizadas, não provoca descamação e torna a pele mais macia e firme.
Tensores de “efeito Cinderela”: O nome Cinderela nos remete à jovem, que em poucos minutos se torna linda, sob a varinha de condão de sua fada-madrinha. Os tensores podem não ser tão poderosos como a fada, mas ajudam muito a tornar um rosto cansado em outro liso, esticado e bem disposto. Essas substâncias se aperfeiçoaram, diferindo entre si na maneira de agir, mas sua finalidade é o embelezamento rápido, mesmo que passageiro. Exemplos: Liftline, Tensine e também o DMAE.
Hormônios femininos – estradiol: Para as mulheres com mais de 38 anos, o hormônio estradiol faz dramática diferença, implementando velozmente a produção de colágeno e amaciando a superfície. Só pode ser manipulado e com as devidas autorizações médicas.
Ácido salicílico: Muitas vezes tudo que a pele precisa para parecer descansada, lisa e uniforme é um produto que limpe profundamente, como os que têm ácido salicílico em sua fórmula. Perfeito em loções adstringentes ou tônicas.
Se só os cremes não resolverem, outros procedimentos como a toxina botulínica, preenchimentos e lasers rapidamente podem dar um “up”, sem dúvida.