Sol, calor, praia, piscina, biquíni. Esse pode ser o cenário dos sonhos de todas as mulheres, mas o que parece perfeito também pode se tornar um perigo para a saúde íntima. Isso porque alguns hábitos durante a estação mais quente do ano podem favorecer o surgimento de doenças como a candidíase.
O problema acontece por um fungo que acaba infeccionando a região vaginal e deixando a área inflamada, causando uma espécie de corrimento com líquido esbranquiçado. “Esse fungo habita naturalmente a vagina, mas pode se tornar patogênico dependendo das condições a que for exposto. No verão as mulheres usam biquínis e geralmente ficam com ele molhado por muito tempo. Esse ambiente úmido é o ideal para a proliferação de fungos e bactérias”, alerta o ginecologista Domingos Mantelli Borges Filho.
Para evitar o problema é preciso evitar as roupas molhadas. Opte por levar um biquíni extra para usar depois do banho de mar ou de piscina. Outro cuidado necessário para evitar o aparecimento da candidíase é usar calcinhas de algodão, deixando de lado os tecidos sintéticos.
Mais cuidados
Estar em constante contato com a água salgada ou com cloro ainda pode alterar o PH da região genital. Por isso é preciso ter muita atenção durante o verão! O especialista indica que, ao sair da água, as mulheres tomem banho e usem produtos adequados para equilibrar o PH. “É importante que não se use o sabonete convencional. Ideais são os de PH neutro ou até mesmo os dedicados à higiene íntima”, finaliza.