As virilhas costumam escurecer porque a depilação com lâmina ou cera sempre causa algum tipo de trauma na pele. Qualquer que seja o procedimento extrai uma camada protetora da pele e, para recuperar esse dano, o corpo produz células inflamatórias que são de cor mais escura que as células originais. O local também costuma ficar com a pele mais sensível, fazendo com que calor, raios solares e atrito possam intensificar ainda mais a produção de melanina, que confere a cor escurecida à pele.
Leia também:
Diga adeus às manchas escuras nas axilas
Pelo encravado: 8 maneiras de acabar com o problema
Como se depilar sozinha: testamos 4 técnicas e damos dicas pra lá de úteis
Falha na hora de depilar
1. Descuido com a gilete
Quando recorrer às lâminas de depilação, prefira usar cremes próprios para barbear. Evite usar sabonete, que tende a ressecar mais a pele. Ou então, substitua a espuma por creme hidratante ou condicionador que devem facilitar o procedimento e torná-lo menos agressivo ao local, que ganhará uma pele mais macia e hidratada.
2. Não aproveitar o banho
Quando for realizar a depilação com cera ou creme depilatório, faça depois do banho. O mesmo se for usar a lâmina: deixe por último. Isso faz com que os poros tenham mais tempo para dilatarem e deixa também os pelos mais macios para saírem de forma mais fácil e suave.
3. Compartilhar a lâmina
Evite usar a gilete do namorado, pai ou irmã(o). Além de os desenhos das lâminas masculinas e femininas serem diferentes para raspar diferentes áreas do corpo, vocês evitam trocar bactérias, principalmente, aquelas que causam infecções na pele.
4. Depilar excessivamente
Qualquer tipo de depilação, com cera, gilete, pinça ou aparelho elétrico é uma forma de agressão à pele e a raiz do pelo. Tudo que você repete constantemente (às vezes até, excessivamente, sem dar intervalo para que o folículo se recupere entre uma sessão e outra) pode causar pelos encravados e excesso de produção de melanina. Passar a gilete várias vezes no mesmo local, ou muitas vezes por semana, também gera atrito excessivo que aumenta a pigmentação.

Descuido após a depilação
5. Escolher roupas apertadas
Opte por peças mais largas e soltinhas no local depilado sempre que possível. Desse jeito, você diminui o atrito entre o tecido e a pele, o que estimula a extrapigmentação.
6. Negligenciar a hidratação
A Hipoglós, pomada criada inicialmente para assaduras de bebês, é uma boa alternativa graças ao seu alto poder hidratante, já que também acalma o efeito de irritação da pele.
7. Se expor ao sol
Depois de raspar os pelos, sua pele fica mais suscetível ao brilho do sol, portanto, não se esqueça de aplicar sempre o protetor solar, mesmo sob peças de roupa. Se vestir biquíni, então, prefira ficar à sombra.