Nem todo mundo imagina que cuidar da saúde do corpo pode interferir diretamente na aparência dos cabelos. Como? O suor liberado com a prática de exercícios físicos danifica os fios, deixando-os com as pontas ressecadas e, todo comprimento, sem brilho.
Coque alto para o treino
O suor é composto por água mas também outras substâncias, como o cloreto de sódio, por exemplo. Em contato com os cabelos durante o treino, este sal detona os fios, potencializando o frizz e a oleosidade que provoca caspas. Em excesso, o suor pode até mesmo ocasionar a queda de cabelos.
Para evitar estes estragos nos fios, a dermatologista Cristina Mendes da Clínica Patricia Davidson Haiat compartilhou uma dica valiosa em suas redes sociais: apostar em um coque alto ao fazer os exercícios físicos. Especialmente em mulheres com cabelos médios ou longos, onde a área de contato com o suor é mais extensa.
Como proteger os cabelos do suor
Além do coque alto, outras medidas simples podem ser tomadas para evitar que o suor afete a saúde dos cabelos. Uma delas é apostar em óleos vegetais que protegem as madeixas das agressões externas, blindando os fios. Entre eles, estão o óleo de argan e de coco, que nutrem os cabelos secos e tem ação antioxidante.
Outra dica é lavar os cabelos com mais frequência, especialmente se a prática de atividades físicas é intensa e constante. A higienização remove as impurezas do couro cabeludo e dos fios, diminuindo a oleosidade. De forma geral, a recomendação é lavar os cabelos em dias alternados ou a cada dois dias.
https://www.instagram.com/p/Bqvq8QznnTf/
Receitas caseiras para os cabelos
- Soro fisiológico no cabelo: médico ensina truque das famosas
- Passar hortelã no cabelo ajuda a combater oleosidade e dar brilho
- Cerveja no cabelo hidrata e dá volume. Mas vale a pena?