“Com que roupa eu vou?” Seja para o trabalho, para a balada, para um primeiro encontro amoroso ou um evento familiar, a dúvida é certa. Além da escolha da roupa, é preciso ainda saber se o sapato está combinando, se a bolsa ficou bem, se o cabelo está bonito, se a maquiagem está correta para a ocasião… Se todos pudessem ter um personal stylist à disposição, seria mais fácil lidar com esse dilema diário.
Leia também:
7 aplicativos que turbinam sua selfie, corrigem falhas e “embelezam”
App de moda ajuda a encontrar peças para comprar
Dicas simples para deixar qualquer look mais sofisticado
A solução pode estar na tecnologia. É que um novo aplicativo lançado no Brasil ajuda a avaliar o look. O “Roupologia”, criado há seis meses por dois jovens empresários – o uruguaio Gabriel Roizner e o americano Nathan Schorr, ambos de 30 anos -, já é o mais baixado na categoria lifestyle da Apple Store. “Percebemos que faltava um app que fosse significativamente importante para as usuárias e notamos que nem todos têm condições de dispor de personal stylist”, dizem.

Aplicativo de moda: como funciona

O Roupologia é uma ferramenta que reúne mais de 160 profissionais de diversas áreas ligadas a moda e beleza, como estilistas, modelos, maquiadores e blogueiras. Ao baixar o aplicativo, o usuário manda uma foto do seu look, que é avaliado por essa equipe. Com base nas opiniões, são enviadas respostas a três dúvidas mais comuns: como você está vestida, se pode melhorar o look e o que deve comprar.
Interativo, o aplicativo permite também que amigos e conhecidos deem “likes” nos looks que aprovarem e/ou enviem opiniões a respeito.
Roupologia no Brasil
Como o Brasil é um país com grande mercado de e-commerce de moda e tecnologia, Roizner e Schorr escolheram lançar o aplicativo aqui. Segundo eles, o objetivo do aplicativo é que as pessoas se sintam melhor e mais seguras com seus visuais.

Outra possibilidade, principalmente para estilistas e blogueiras, é a de promover looks, colocando fotos de produções com seus produtos e estreitar contatos com seus públicos.
Futuramente o aplicativo deve ser lançado em inglês e espanhol e também na versão para Android.