Cropped, oversized e boxy fit: qual é a diferença entre as modelagens de camiseta?

Saiba o que cada peça transmite e descubra qual combina mais com você

Tem a impressão de que só existem blusas cropped nas lojas atualmente? Embora essa seja uma opção que ainda tem bastante espaço, existem outras modelagens que ganharam mais destaque: a oversized e a boxy fit. Veja embaixo, então, quais as diferenças entre elas e saiba qual escolher.

Diferenças entre as modelagens de camiseta

(Créditos: Divulgação/Renner | Divulgação/Farm | Divulgação/Shoulder)

Cropped

Conhecida por seu comprimento reduzido, essa peça é a cara dos ano 1980/1990 e voltou a bombar em 2014. No entanto, sua origem traz referências do século 19 e também das peças criadas em 1940 que, por conta da escassez do tecido, tiveram a barra encurtada.

Mais despojadas, elas contribuem para um visual leve e jovem. Ainda assim, é possível usá-las com uma cintura mais alta para diminuir a faixa de pele à mostra.

Oversized

Seu estilo faz uma forte referência à moda de rua dos anos 1980/1990, mas é possível encontrarmos peças também no estilo hippie dos anos 1970. Além disso, no Japão, esse tipo de modelagem se fez necessária após a Segunda Guerra, já que população começou a comprar peças de segunda mão dos EUA que não eram adaptadas ao corpo dos japoneses. Na época, um M americano era do mesmo tamanho de um GG japonês, como explica @giulinyshauer.

Essa influência asiática, inclusive, é o que fez as camisetas oversized voltarem com tudo atualmente, junto com a ascensão de muitos produtos da cultura asiática. Perfeita para quem busca um visual moderno, urbano e descolado, ela possui modelagem com ombros caídos e mangas e comprimento mais longos.

Boxy fit

O minimalismo japonês e a moda de rua americana se esbarraram em 1990 para o surgimento de uma peça reta, mais estruturada e quadrada. Além disso, há uma certa referência à modelagem dos anos 1960, durante o estilo futurista europeu.

Nos anos 2010, em uma contraposição às modelagens mais justas da época e na ascensão de algo mais minimalista nas linhas e confortável, as camisetas com esse estilo voltaram a aparecer. Algumas pessoas, inclusive cortavam camisetas oversized para ter um comprimento mais próximo do osso do quadril, o que faz parte da boxy fit.

Com o ombro caído ou mais reto, seu desenho reforça o desenho quadrado. Dessa maneira, o efeito no look é mais limpo e arquitetônico.

Dicas de moda