A oitava e última temporada de ” Game of Thrones” começou trazendo acontecimentos marcantes para qualquer fã da série, incluindo o aguardado reencontro de muitos personagens e a preparação para a Batalha de Winterfell, contra os temidos White Walkers.
Entre tantos fatos decisivos, outro ponto que chamou a atenção dos espectadores diz respeito diretamente à Sansa Stark (Sophie Turner). Um dos personagens de destaque nessa fase da história, a Lady de Winterfell passou por uma grande transformação ao longo do programa e isso vem sendo refletido especialmente em seu figurino.
Já nos primeiros episódios da parte final de “GoT”, o look da herdeira da Casa Stark atuou quase como um personagem extra na trama e deixou muita gente admirada pela força que carrega em cada detalhe, pensados pela designer de figurinos da série, Michele Clapton. Entenda:
Figurino de Sansa Stark em Game of Thrones
Ainda na primeira temporada da série, Sansa revelou em uma conversa com Cersei Lannister (Lena Headey) que fazia seus próprios vestidos. Dessa forma, suas roupas tinham um estilo mais discreto, com cores neutras, e retratavam sua inocência e admiração pelos pais, Ned e Catelyn Stark.
Com o passar do tempo, a donzela foi se deixando influenciar pelas pessoas poderosas que estavam ao seu redor, especialmente os membros da família real, e seus looks passaram a ser mais chamativos. Entretanto, as roupas não se alinhavam com sua real personalidade, o que refletia as incertezas vividas por ela.
Todas as dificuldades e traumas enfrentados por Sansa nas temporadas seguintes, principalmente quando caiu nas mãos do terrível Ramsay Bolton, acabaram transformando seu guarda-roupa novamente. Desta vez, porém, seu figurino evoluiu junto com seu lado psicológico e ganhou ares mais sombrios.
A partir da quinta temporada, Sansa mostrou que cresceu e deixou de ser uma “vítima” na série. Ressurgindo como Lady de Winterfell, ela passou a usar roupas de cores mais escuras e sóbrias, e peças como vestidos cheios de amarrações, cintos e capas – que são associados à representação do seu distanciamento dos homens e retomada do controle sobre seu próprio corpo.
Armadura de couro pela Casa Stark
Na temporada final de “Game of Thrones”, o figurino de Sansa se transformou mais uma vez – agora, para ser uma demonstração de força e poder diante da chegada de Daenerys Targaryen ao Norte. Seguindo as referências anteriores, a Lady de Winterfell passou a usar uma armadura que simboliza a Casa Stark.
O novo “conjunto” da personagem se destaca por ter um corpete bem justo por cima de um vestido escuro, feito com várias tiras de couro preto. Essa peça, em especial, impressiona por lembrar perfeitamente uma proteção de metal que costuma ser usada por guerreiros e cavaleiros, como Brienne de Tarth, defensora de Sansa.
Em entrevista ao site Vox, a designer de figurinos da série, Michele Clapton, explicou a decisão de confeccionar o look de Sansa em couro. “Primeiro, que o couro é o material das armaduras dos Starks, então ele celebra o Norte. Segundo, que todos os armeiros estão fabricando armas com vidro de dragão ou aço Valiriano e estão ocupados. Não é exatamente algo que tenhamos visto antes, é apenas Sansa criando seu estilo pessoal agora”, disse.
Colar “agulha”: arma secreta?
Outro detalhe do look de Sansa também não passa despercebido dos espectadores e é cheio de significado para a própria figurinista: o famoso colar circular de “agulha”. O acessório, que não sai de seu pescoço desde que fugiu de Ramsay, tem um peso espiritual para Michele e serve, em partes, como proteção para a personagem.
“Eu uso círculos, porque eles representam uma mensagem positiva de harmonia e proteção. Eles são muito utilizados como símbolos de unidade e comprometimento, e são associados à força feminina”, explicou a designer na entrevista ao Vox.
O círculo metálico central é ainda preso a uma corrente, que dá a volta no pescoço de Sansa e fica pendurada em seu torso. É nessa extremidade que está uma grande agulha de metal, que representa o talento da personagem como exímia costureira e também remete à icônica espada usada por sua irmã, Arya Stark (Maise Williams).
Capaz de manter o colar no lugar graças ao seu peso, essa agulha agora é também uma arma de verdade, combinando com o momento de batalha vivido por Sansa nessa fase final da série. E o melhor é que ela fica quase escondida no figurino, como sinal de que a personagem é capaz de guardar segredos. Será que ela irá utilizá-la? Só assistindo “GoT” até o final para saber.
Tudo sobre a 8ª temporada de Game of Thrones
- Todas as profecias que ainda podem se cumprir na última temporada de GoT
- Duração dos episódios de GoT na 8ª temporada: um deles promete ser tenso!
- Nova abertura de GoT dá dicas sobre o futuro da série: reparou nos detalhes?