A situação: uma menina que sempre foi uma excelente aluna, estudou nos melhores colégios, conhecida como “essa menina tem futuro”, chega em casa com a “bomba”. “Já decidi, vou cursar faculdade de moda!”. Moda?!?! Todos se olham e perguntam: “O quê terá acontecido com a brilhante aluna que jogará no lixo toda a dedicação que teve nestes anos todos, podendo entrar em qualquer faculdade de medicina, direito ou, quem sabe, administração?”
Como é difícil compreender que todos estes cursos com mais de quatro sílabas foram trocados por duas tão simples: MO-DA. Infelizmente, até hoje temos histórias como essa. A escolha por estudar Moda é tida como “loucura”. E a pessoa é chamada de “alienada”, “patricinha”. Pois muitos ainda associam a faculdade de moda com um curso em que as pessoas vão apenas desenhar, cortar e costurar e, depois de completo, abrir uma loja e fazer desfiles.
Diferentemente da França ou Itália, que possuem séculos de moda, aqui no Brasil, só de uns poucos anos para cá que esse “mundo” tão distante dos mortais começou a mostrar uma amostra do seu sistema
A maioria não sabe que o mercado de moda envolve um universo enorme de profissões, que exigem, além de muitíssimo trabalho, estudo e dedicação, como qualquer outro curso. Mas podemos por um lado dar uma colher de chá para os mais desinformados, pois diferentemente da França ou Itália, que possuem séculos de moda, aqui no Brasil, só de uns poucos anos para cá que esse “mundo” tão distante dos mortais começou a mostrar uma amostra do seu sistema.
E todo o processo hoje em dia começa com a faculdade de moda. O curso – que comporta matérias que vão de antropologia, passando por desenho de moda, história da arte, computação gráfica até psicologia – habilita o formando a trabalhar em ateliês, empresas de vestuário, calçados e jóias, grifes de moda, jornalismo especializado em moda, marketing, produção de eventos de moda, teatro, TV, cinema e na indústria têxtil. Assim, são gerados diversos profissionais para as mais diferentes áreas, que atuarão principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do país.
Ainda curiosa para saber um pouco mais deste mundo super trabalhoso da moda? Então, na próxima página dêem uma olhada em algumas possibilidades de profissões na área.