Estilista: a mais conhecida das profissões de moda teve seu início na primeira metade do século XIX, com o estilista Charles Frederick Worth. Ao contrário que muita gente pensa, o estilista não passa o dia inteiro desenhando e buscando explicações estapafúrdias para que entendam sua coleção. É necessário estar conectado com todos os movimentos do globo terrestre: economia, comportamento, novidades tecnológicas. É o estilista o responsável por criar um estilo, interpretar e prever novas tendências, pesquisar e experimentar formas e materiais. Além de administrar sua criatividade, é preciso desenvolver coleções com qualidade e preço compatível com o mercado.
Figurinista: é o profissional que deve ter a percepção do ser humano, saber observar o outro e compreender o mundo dentro da leitura do texto utilizado para o teatro, o filme, o programa de TV. Diferentemente do estilista, o figurinista cria para um mundo de caracterizações, trocando em miúdos, o figurinista pode estar executando figurinos para uma peça de teatro, que se passa no século XVIII, e, ao mesmo tempo, fazendo figurino para uma novela que se passa nos dias atuais.
Produtor de Moda: o produtor de moda é o responsável por organizar um conjunto de elementos que criará um estilo, que por sua vez será transmitido para as consumidoras. Ele escolherá, por exemplo, desde o melhor fotógrafo para um determinado tipo de fotografia, até a passadeira que estará desamassando as roupas que precisam estar impecáveis. É um trabalho por muitas vezes mais braçal do que simplesmente escolher roupas e modelos.
Comprador(a) de moda: opa, adoro comprar roupas, esse é o emprego dos meus sonhos! Já diria uma consumidora voraz de tendências e novidades de moda. Mas não é assim que o comprador de moda funciona. O papel deste profissional é muito mais complexo do que simplesmente comprar roupas. Ele deve ser a verdadeira interface entre o produto e o intermediário ou cliente final. As competências são também um tanto quanto complexas: conhecer o produto, os estilos, a evolução dos consumos na nova afirmação da individualidade e imaginário do cliente. São eles também caçadores de tendências, com visão antropológica do sistema da moda, mas também com noções de marketing de produto, para que possam identificar os itens que poderão ser o próximo so wanted product.
Modelista: quer um mercado onde estão sempre à procura de profissionais e a remuneração é boa? Esse é o mercado da modelista, uma das raras ofertas de emprego de moda nos classificados. Todas aquelas aulas de geometria na escola não foram em vão, afinal de contas, modelagem é pura matemática. Claro que, dentro de moda, não é a só a matemática que prevalece, mas também há a necessidade de uma visão estética.
Profissional de marketing de moda: um lado talvez mais business da moda , apesar de todos precisarem desta visão de negócios, o trabalho deste profissional consiste em ocupar diferentes posições de gerenciamento em vários setores do marketing de moda: venda por atacado, varejo, apresentação visual e promoção. Além de que este profissional deve possuir uma visão avançada do fenômeno da moda.
Stylist: segundo o livro “A Moda”, da jornalista Érika Palomino, o stylist é um superprodutor de moda. Ele é responsável por definir a imagem de um trabalho, não apenas cuidando da roupa, mas também da maquiagem e cabelo. Enfim, dando a cara final de uma idéia que pode partir do estilista, no caso de um desfile, e do fotógrafo, quando for um catálogo, por exemplo. Este profissional também pode trabalhar dentro de empresas, na comunicação, distribuição, marketing e colaborando com o estilista.
Consultora de Moda (Personal Stylist): esse profissional, que agora começa aparecer no Brasil com mais evidência, já existe há muito tempo em outros países. Ele não deixa de ser um orientador, que ajuda profissionais liberais ou artistas a construir uma imagem pessoal. Ou seja, é aquela pessoa que escolherá qual a melhor cor que combina com a pele, quais tipos de modelagem favorecem o corpo, o que excluir daquele armário abarrotado, onde poucas peças já são o suficiente. Enfim, este profissional vai ter que lidar com egos dos mais diferentes estilos, portanto, muito estudo, um bom planejamento e organização somarão mais créditos a seu favor. Outra questão é que este profissional é o seu próprio cartão de visitas, portanto, terá que estar sempre de acordo com a imagem que queira passar. Não esquecendo que estará orientando seus clientes, então, deverá manter uma visão respeitosa sobre todas as opções e expressões sociais.