Quer aposentar de vez os saltos altos? Saiba o que pode acontecer com você

Desde ter pés mais macios até pernas mais longas, acredite. Abandonar o uso dos sapatos de salto alguns dias na semana pode fazer milagres por sua saúde e postura. Além de, felizmente, dar uma folga para as dores e calos que você carrega há tantos anos. Abaixo, algumas coisas interessantes que podem acontecer se você abandoná-los de vez.

Vantagens de não usar salto

Sua dor nas costas pode acabar

Sabe aquele par de saltos que sempre faz seu bumbum ficar com visual surpreendente? É porque a altura extra faz com que a sua pélvis mude e se arque para trás. Isso coloca pressão sobre a região lombar da sua coluna, causa bastante conhecida para dor lombar crônica.

Seus pés descalços vão ficar melhores

Sapatos de bico fino e botas muitas vezes causam calos resistentes, além de joanetes e unhas encravadas. Trocar para para sapatos que têm mais espaço para os dedos e são mais largos faz com que as unhas retorcidas e contusões, normalmente, desapareçam por conta própria dentro de algumas semanas.

O seu equilíbrio vai melhorar

Seja lá em qualquer sapato que você queira calçar. Um estudo recente descobriu que o uso prolongado de saltos altos pode levar a um desequilíbrio entre os músculos que rodeiam e suportam os tornozelos. Sapatos rasteiros, por outro lado, ajudam na estabilidade e promovem melhor equilíbrio.

Suas pernas podem parecer mais curtas

Mas elas estão ficando mais longas, na verdade. Estudos descobriram que as pessoas que usam saltos muitas vezes têm músculos da panturrilha mais curtos por causa da maneira como eles compactam seu calcanhar (e os tendões de Aquiles acima mencionados). Uma combinação de alongamento e troca para sapatos mais favoráveis pode ajudá-los a voltar ao seu comprimento normal.

DIY: Como customizar os seus sapatos para a balada