Não importa se o salto é alto ou baixo, depois de pular Carnaval ou ir para a balada seus pés ficam em frangalhos? O problema pode estar na escolha do sapato, que não se adapta bem ao seu pé ou ao seu biótipo. Conversamos com o ortopedista Rogério Vidal, do Hospital das Clínicas, e descobrimos tudo o que você precisa saber antes de optar por um ou outro modelo de sapato para o Carnaval.
Leia também
Como limpar sapatos de camurça
Como arrumar sapatos com pequenos estragos com 6 truques espertos
Aprenda a conservar e guardar bolsas e sapatos
Como escolher o sapato ideal para o Carnaval
O ortopedista explica que os sapatos de salto muito alto causam retrações e encurtamentos musculares, provocando dor, mas não são os únicos que prejudicam a saúde. “Os sapatos baixos podem afetar a coluna de forma até mais severa do que um sapato de salto alto”. A ausência de um pequeno salto pode gerar pressão e dor em alguns pontos do pé.

Alpargata
Por ser um sapato plano, a alpargata pode causar dores nos pés. Use por períodos de tempo mais curtos e evite fazer longas caminhadas com ela.

Salto Anabela
Esse tipo de salto é confortável e bastante estável quando comparado a outros sapatos altos. Não há restrições para o seu uso, mas é interessante tomar cuidado para não torcer o tornozelo.

Rasteirinhas
Na hora de comprar, prefira as que não são totalmente planas. As sandálias baixas com um pequeno salto ajudam a manter o pé numa posição menos dolorosa.

Chinelo de dedo
Assim como a alpargata, ele pode causar dores nas solas dos pés, principalmente sob os calcanhares. Use por pouco tempo.

Scarpin
O maior problema desse sapato é o bico, que pode ser muito fino. Procure um que não aperte demais seus dedos e um salto que te dê estabilidade.

Salto agulha
Procure evitar esse salto que pode facilmente causar desequilíbrio, torções e até quedas. Deixe apenas para ocasiões muito especiais.

Sapatilha
O ideal é que ela tenha um saltinho para não causar dores nos pés.





