Com muitas opções de tecidos e modelos, a escolha do vestido de noiva é uma tarefa difícil. Contudo, essa não é a única decisão que a noiva tem que tomar em relação ao look do grande dia. A escolha do véu da noiva, que às vezes não é levada a sério, também gera dúvidas.
Leia também
Vestidos com decote nas costas da estilista Lethicia Bronstein
Como escolher vestido de noiva ideal para cada corpo
A estilista Patricia Granha, do Jardim Secreto Atelier, lista os principais tipos de véu de noiva.
Blush
O véu blush cobre o rosto ou parte dele / Crédito: Getty Images
O véu de noiva blush é aquele que cobre o rosto ou parte dele. “É aquele véu que tem um tom vintage e, por isso, combina com um estilo retrô”, afirma a estilista.
Bolha
Esse tipo de véu é volumoso e faz curvas para dentro em sua parte inferior. Segundo Patricia, é bastante adequado para vestidos de alta costura elegantes e sofisticados.
Drop
Kate Middleton usou o véu drop, que cobre o rosto da noiva até o altar / Crédito: Getty Images
O preferido das noivas tradicionais, o véu drop é aquele que cobre o rosto da noiva da entrada da igreja até o altar, onde é levantado pelo noivo. “Esse véu pode ser cortado em diferentes comprimentos e combina com qualquer tipo de vestido”, afirma a especialista.
Camadas
O véu com camadas geralmente é usado com penteados simples e combina com vestidos românticos ou clássicos.
Catedral
O véu catedral é tradicional e glamouroso / Crédito: Getty Images
“É o tipo de véu que costuma ser comprido e formal e, por isso, encaixa-se melhor com cerimônias noturnas”, explica a estilista.
Ponta do dedo
Véu de tamanho médio, ele tem este nome porque seu comprimento vai cobrir até as pontas dos dedos da noiva, quando ela estiver com os braços soltos e retos ao longo do corpo. “É o preferido entre as noivas porque facilita a locomoção na recepção e na nave da igreja, além de se encaixar bem com praticamente todos os estilos de vestido”, afirma Patricia. Contudo, noivas de vestido curto devem evitar o véu ponta do dedo.
Ombro
O véu ombro pode acabar um pouco abaixo do ombro / Crédito: Getty Images
Ótima opção para as noivas que querem casar com vestidos tomara-que-caia ou curtos. De acordo com a estilista, ele deixa o look charmoso e leve e, por isso, cai bem em cerimônias informais ou ao ar livre.
Mantilha
Parecido com o véu tradicional, a mantilha se diferencia pelos detalhes em renda, tule bordado ou tule com aplicações de renda. “Por ser um item delicado, exige cuidado da noiva. Vestidos de modelos sereia com decote em V combinam muito bem com mantilha”, diz Patricia.