
Bastante comum entre crianças pequenas e, portanto, vista com frequência em escolinhas infantis, o impetigo é uma infecção bacteriana superficial altamente contagiosa, que normalmente aparece no rosto ou extremidades da pele de crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o impetigo aparece após um pequeno trauma da pele ou mesmo após uma simples picada de inseto.
Sintomas de impetigo

Os sintomas de impetigo aparecem 4 a 10 dias após a infecção e, de acordo com informações do Hospital Infantil Sabará, podem incluir espinhas, feridas ou bolhas vermelhas presentes na pele da face, braços, pernas e outras partes do corpo. As lesões ainda podem apresentar comichão, aumento de tamanho e se espalhar.
Como ocorre o contágio e a transmissão

O contágio de impetigo ocorre quando a pessoa é exposta a bactérias causadoras da condição (Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou ambos), devido ao contato com feridas de alguém infectado.
A transmissão pode acontecer ainda com o contato direto com objetos compartilhados, como peças de roupas, lençóis, toalhas e até mesmo brinquedos, no caso das crianças.
Impetigo: diagnóstico e tratamento

O diagnóstico de impetigo é obtido pela avaliação do médico da aparência das lesões da pele e o tratamento é baseado no alívio dos sintomas e cura da infecção. O tratamento de impetigo pode incluir uso de antibióticos tópicos e/ou orais.
Limpar constantemente os ferimentos da pele e evitar coçar as lesões prévias são medidas fundamentais para não ocorrer a contaminação secundária.
Doenças e alergias de pele
- Dermatite atópica é diferente de psoríase: 13 sintomas para diferenciar
- Se você tem coceira constante na pele, seu corpo está dando um sinal
- Celulite infecciosa pode ser confundida com espinha, mas é BEM grave