Perda de libido na menopausa é normal? O que fazer?

Alguns cuidados podem ser essenciais para retomar o desejo sexual nessa fase da vida

*Dr. Ricardo Ferraz é médico ginecologista especialista em saúde da mulher 40+ e colunista convidado do Mulher

A menopausa é um período de muitas mudanças hormonais e, com isso, algumas alterações na sua vida cotidiana. Dessa maneira, mais do que não menstruar, se sentir mais cansada, com calorões e até ver o seu peso aumentar, há também uma mudança considerável com relação à sua vida sexual.

A perda de libido durante a menopausa, por exemplo, não é algo incomum. No entanto, ela não acontece por conta da idade. Entenda abaixo.

O que causa a falta de libido na menopausa?

(Crédito: wayhomestudio/freepik)

Mais do que apenas uma relação com a idade, a queda da libido nessa fase tem algumas motivações. A primeira delas, claro, está relacionada aos hormônios. Ainda assim, há origens emocionais, físicas e até sociais para dificultar a sua vida sexual no período da vida.

Isso porque, quando os níveis de estrogênio e progesterona caem, a lubrificação vaginal muda, bem como o prazer e o desejo diminuem. Junto com isso, a mulher vive uma fase de cansaço e ansiedade associada às preocupações já comuns do dia a dia.

O desejo, contudo, não morre, ele apenas adormece. Por isso, é importante saber como despertá-lo do jeito certo.

Reposição hormonal, ajustes na alimentação, suplementações e terapia são alguns dos pilares que auxiliam nessa recuperação da libido.

Dicas do dr. Ricardo Ferraz