Saiba como preparar lanches que sejam nutritivos de uma maneira mais prática
Com a rotina corrida, preparar uma lancheira saudável para as crianças pode até parecer uma tarefa difícil. Afinal, o que não faltam são opções ultraprocessadas que focam na praticidade, mas não contribuem em nada para a nutrição.
Para fugir dessa armadilha, então, nada melhor do que apostar em alguns artifícios para deixar a montagem dessa refeição mais prática. Veja abaixo algumas dicas da nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, Patrícia Ruffo.
Como montar uma lancheira saudável para a escola?

Variar o cardápio, por exemplo, é algo fundamental segundo a especialista. “O ideal é acrescentar na lancheira um alimento de cada grupo, como proteína, fruta e carboidrato, para garantir uma alimentação mais saudável e, consequentemente, auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da criança.”
Além disso, o planejamento semanal pode ser uma maneira de facilitar a rotina e evitar excessos. Outra dica da nutricionista é envolver seu filho nessa rotina. “Escolha opções de conhecimento da criança. A lancheira da escola deve ser uma extensão da alimentação feita em casa. Não adianta colocar um alimento que a criança não costuma ingerir em casa, pois as chances de voltar na lancheira são grandes”, aponta Patrícia.
Caso seu filho rejeito certos alimentos ou grupos alimentares, o uso de suplemento pode ser uma solução. No entanto, isso deve ser indicado por um pediatra ou nutricionista.
Vale lembrar, contudo, que a alimentação é apenas um pilar de uma rotina saudável. “Comer saudável é apenas parte de uma vida saudável, sendo importante também incentivar as crianças a serem ativas, praticarem exercícios físicos regularmente e dedicarem um tempo às atividades ao ar livre.”
Dicas simples na hora de montar a lancheira
- Monte uma lancheira com um líquido, uma fruta, um tipo de carboidrato e um tipo de proteína.
- Opte por chás, água de coco ou sucos naturais, com o cuidado de colocar em um recipiente térmico para não perder os benefícios. Além disso, a água sempre será uma boa opção.
- Investir em uma lancheira térmica sempre é o mais indicado para o melhor acondicionamento da comida.
- Corte e descasque as frutas. Invista também em uma boa aparência para criar o interesse pelo alimento.
- Os pães podem e devem entrar na lancheira escolar, mas varie as opções para a criança não enjoar. Se atente também ao recheio para que seja saudável e nutritivo.
- Frutas desidratadas, mix de castanhas e cereais sem açúcar são opções nutritivas e saborosas de petiscos. Coloque em um pote ou saquinho.