Os papais de meninas precisam ficar ligados quando a pequena resolver ir ao banheiro sozinha. Não há problema algum em que ela conquiste sua independência, mas é preciso alertá-la para a forma correta de se limpar depois que fizer xixi ou cocô.
Segundo a ginecologista da Clínica Ellas, Dra. Alyk Vargas, é normal que meninas que acabaram de começar a se limpar sozinha tenham corrimentos mais esbranquiçados ou amarelados na calcinha, assim como os grandes lábios com resquícios de sujeira.
Por que isso acontece?
De acordo com a médica, isso é causado pela higiene incorreta. Ao se limpar de trás pra frente, as meninas podem acabar trazendo bactérias do ânus para a vagina, modificando o pH da vagina e da vulva, aumentando a proliferação de fungos, que provocam um desequilíbrio na flora vaginal, e causam o corrimento.
Como evitar o corrimento?
A Dra. Alyk Vargas destaca que realizar uma higienização correta da região contribui para evitar o corrimento. A higiene deve ser feita de frente para trás, tomando o cuidado de não trazer sujeira do ânus pra frente, evitando assim problemas simples que podem prejudicar a saúde das pequeninas.
Por isso, é importante supervisão nessa fase e a correta orientação para a criança quantas vezes forem necessárias até que ela fixe a recomendação.
Leia mais sobre doenças nas crianças:
- Sintomas em crianças que não podem ser ignorados
- Herpes em bebês pode ser grave: como proteger?
- Conheça as doenças que crianças de até 5 anos podem ter