40 nomes de princesas reais e fictícias que são lindos para dar à sua filha (e seus significados)

por | nov 30, 2018 | Gravidez e bebês

Está grávida de uma menina e louca para colocar um nome lindo e cheio de significado? Que tal escolher um nome de princesa (duquesa ou rainha)? Além de serem nomes da realeza, eles carregam muita história e, na maioria das vezes, estão associados ao sucesso ou destaque na sociedade.

Veja abaixo 40 nomes de menina inspirados em pessoas reais da realeza ou em princesas da ficção para batizar sua herdeira:

1. Catherine

O nome está em alta nos dias de hoje devido à popularidade da família real britânica. Ele significa “pura” ou “pureza”. A inspiração é a princesa Catherine Elizabeth Middleton, mais conhecida como Kate Middleton, que é casada com o príncipe William.

2. Meghan

O nome surgiu como derivação do nome do latim Margarita e significa “pérola”. É o nome ex-atriz e atual mulher do príncipe Harry, Meghan Markle, que se destacou por quebrar protocolos da família real e, enfim, deixar os deveres como duquesa ao lado do marido.

3. Alexandra

O nome é a variação feminina do nome Alexandre e significa alma e representa o “eu verdadeiro” e a “essência”. É o nome da última czarina da dinastia real russa Romanov, Alexandra Feodorovna. Outra variação, Alessandra, significa “repelir”, “defender” ou “proteger”.

4. Anastácia

O nome vem do termo grego “anastásios” e tem um significado muito forte: “a ressuscitada” ou “que tem força para ressuscitar”. Tem origem no nome grego Anastásios. É o nome da filha mais nova da czarina russa Alexandra, Anastásia Nikolaevna.

5. Caroline

É considerado uma variante do nome Carolina – que é considerado a versão diminutiva de Carla – e significa “mulher doce do povo”. O nome pode também ter sido derivado da variante do latim Carolus, ou Carlos. É o nome da filha mais velha de Grace Kelly com o príncipe Albert, de Mônaco, Carolina de Mônaco.

6. Charlotte

O delicado nome é a versão francesa de Carlota, diminutivo de Carla, e significa “mulher guerreira”. É o nome da princesa Charlotte, filha de Kate Middleton e do príncipe William, e está em alta já que a pequena é uma fofura e conquistou fãs ao redor do mundo.

7. Diana ou Daiana

O nome Diana significa “divindade” ou “da natureza”. Seu semelhante, Diane, é a deusa da Lua, da caça e das florestas. É também o nome da eterna princesa de Gales, mãe dos príncipes britânicos William e Harry.

8. Elizabeth

O nome Elizabeth vem do hebraico Elishebba, que significa “Deus é juramento” ou “Deus é abundância”. Em inglês, é o nome da mãe de João Batista no Novo Testamento da Bíblia. Também é o nome da rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo na realeza britânica.

9. Grace

O nome é a variante inglesa de Graça, nome de origem religiosa proveniente do substantivo inglês “grace”, que quer dizer “graça” ou “dom”. A inspiração é a famosa ex-atriz de Hollywood Grace Kelly, que virou princesa ao se casar com o príncipe Albert, de Mônaco.

10. Isabel

O nome tem origem no hebraico Izebel, que quer dizer “casta”, “pura” ou “aquela que cumpre promessas”. O nome também é muitas vezes relacionado com a forma medieval do nome Elisabete. Inspiração na princesa mais famosa do Brasil, a Princesa Isabel, responsável pela abolição da escravatura.

Bebê sorridente (Crédito: Freepik)

11. Jasmine

O nome significa “jasmim”, uma espécie de flor muito aromática. Surgiu na Inglaterra no fim do século XIX como Jasmin e Jasmine. É também o nome de uma das princesas Disney mais famosas: a Jasmine, do filme “Aladdin”.

12. Keisha

O nome significa “perfume”, “fragrância” ou a árvore “cássia”. O nome também pode indicar “aquela que é vaidosa, elegante, perfumada”. É ainda o nome da mulher que se casou com o príncipe Kunle Omilana, do reinado Yoruba da Nigéria, também conhecida como Keisha Omilana.

Bebê fofa com olhar distante (Crédito: marques_edgar/Pixabay)

13. Mako

É um nome japonês e inspirado na princesa filha do imperador Akihito, do Japão, Mako Akishino. Apesar de não ser um nome comum e não ter uma tradução para o português, o nome vem ganhando destaque pela simplicidade e beleza.

14. Maria

O nome provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Maria em si indica serenidade, força vital e vontade de viver. Pode ser inspirado em Maria Antonieta, Maria Leopoldina, Maria de Médicis, Maria Amélia, Mary Stuart e outras imperatrizes, princesas e rainhas.

Menina pequena (Crédito: Freepik)

15. Pauline

Pauline é um nome feminino, derivado do latim “paullo”. Significa “pequena” ou “delicada”. É considerado uma versão diminutiva francesa de Paula ou Paulina. Inspiração na filha de Stéphanie de Mônaco e neta de Grace Kelly, Paulina Graça Maguy Ducruet.

16. Rania

O nome significa “conquistadora”, “vencedora” ou “aquela que triunfa”. Portanto, é um nome para mulheres fortes e “bem-sucedidas”, mas que também “possuem um olhar amoroso”. Inspiração na rainha da Jordânia, Rania al Yassin, também conhecida como Rania Al Abdullah.

Menina pequena (Crédito: Michael Mims/Unsplash)

17. Silvia

O nome tem origem no latim Silvius, nome de uma família romana. Derivou da palavra silva e significa “a que habita na floresta” ou “a que vive no bosque”. Inspiração na rainha da Suécia, Sílvia Renata Sommerlath, que é filha de uma brasileira com um alemão.

18. Sofia

O nome Sofia surgiu a partir do grego sophia e significa “sabedoria” ou “a sábia”. Inspiração na Rainha Consorte da Espanha, também conhecida como Sofia da Grécia, e esposa do rei Juan Carlos . O museu Reina Sofia, de Madri, é uma homenagem a ela.

Menininha usando boné (Crédito: JalayKhunt/Pixabay)

19. Stéphanie

O nome é a variante inglesa e francesa do nome de origem grega Stephanos, e significa “coroa” ou “coroada”. Inspiração em uma das representantes da família real Grimaldi, Stéphanie Marie Elisabeth Grimaldi, também conhecida como Stéphanie de Mônaco.

20. Teresa Cristina

O nome significa “natural de Terra” ou “habitante de Terra”. Na Grécia, há uma ilha chamada Therasia (derivação do nome), que fica no grupo de ilhas vulcânicas de Santorini. Inspiração na esposa do último imperador do Brasil, D. Pedro II, e mãe da Princesa Isabel, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias.

Menininha loira (Crédito: MurrrPhoto/Pixabay)

21. Vitória

O nome Vitória tem origem no latim victoria, que significa literalmente “vitória”, “vitoriosa” ou “vencedora”. Estudiosos consideram o nome uma variante feminina de Victorius. Inspiração na rainha Vitória do Reino Unido, uma das mais famosas da realeza britânica.

22. Camila

O nome significa “mensageira dos deuses”, “a sacerdotisa” ou “menina de coro”. Os romanos usavam o nome para designar os jovens que serviam os participantes nas cerimônias pagãs. Inspiração na segunda esposa de Charles, Príncipe de Gales, também conhecida como Camila, a atual rainha consorte do Reino Unido.

Bebezinho sorridente (Crédito: gabeflorencio/Pixabay)

23. Luísa Maria

O nome significa “soberana guerreira gloriosa”, “combatente pura” ou “guerreira vidente”. Inspiração na filha da princesa Astrid da Bélgica e de Lorenzo, arquiduque da Áustria-Este, conhecida como Luísa Maria Ana Martina Pilar.

24. Amélia

O nome Amélia é uma variante do nome Amália, com origem no germânico Amal, e que significa “trabalho”. O nome ficou popular após a música “Ai, que saudades da Amélia”. Inspiração na filha caçula de Jorge Windsor, Conde de St. Andrews e neta do duque de Kent, um dos primos da rainha Elizabeth II.

Bebezinho dormindo (Crédito: adiretoriaeventos/Pixabay)

25. Leonor

O nome se originou do francês antigo Aliénor, uma versão provençal de Helen ou Helena. Significa “tocha” ou “a luminosa”. Inspiração na filha do Rei Felipe VI e da Rainha Letizia, da Espanha, conhecida como Leonor, Princesa das Astúrias.

26. Gabriella

É a variante feminina de Gabriel, nome formado pela união dos elementos “gébher”, que quer dizer “homem forte”, e “el”, que significa “Deus”. Na versão feminina, o nome significa “enviada de Deus”. Inspiração na filha mais nova do Arquiduque Carl Christian e da arquiduquesa Marie-Astrid, da Áustria.

Menininha concentrada (Crédito: belinelli/Pixabay)

27. Madalena

O nome significa “a que vive na Torre de Deus”. O nome Madalena chegou ao português através do grego Magdaléne, que significa “a que vem de Magdala”. Inspiração na em Madalena, Duquesa da Helsíngia e Gestrícia, princesa da Suécia que é casada com o banqueiro Christopher O’Neil.

28. Aurora

O nome significa “a que brilha como o ouro”. Aurora era a deusa romana da manhã, que na mitologia grega equivale à deusa Eos. O nome, que soa doce, é inspiração na princesa da Disney, a Bela Adormecida.

Criança dormindo (Crédito: ddimitrova/Pixabay)

29. Sarah

O nome quer dizer literalmente “princesa”. Sarah tem origem na palavra hebraica “saray”, que também significa dama ou donzela. Algumas traduções antigas relacionam este nome com “a filha do rei”. Inspiração na princesa da Serra Leoa.

30. Ângela

O nome significa “mensageira”, derivado do latim Angelus, que quer dizer “anjo”. Ângela é a variante feminina de Ângelo. A versão masculina foi utilizada pela primeira vez como Angelos ainda durante o período bizantino. Inspiração na princesa Ângela de Liechtenstein, esposa do príncipe Maximiliano de Liechtenstein.

Bebezinho recém-nascido no colo da mãe (Crédito: blankita_ua/Pixabay)

31. Bela

O nome significa “formosa”, “bonita”, “casta” e “pura”. Bela é a forma reduzida do nome italiano Isabella e carrega o sentido do adjetivo que denota beleza. Mais uma inspiração em  princesas da Disney, desta vez a protagonista do filme “A Bela e a Fera”.

32. Elsa

O nome significa “nobre”. Elsa é um diminutivo de Elisabete e, por isso, possivelmente também pode significar “meu Deus é abundância”. Inspiração na princesa da Disney mais famosa da atualidade, a Elza, de “Frozen”.

Bebê recém-nascido dormindo (Crédito: PublicDomainPictures/Pixabay)

33. Ana

O nome significa “cheia de graça” e “abençoada”. Ana vem do original em hebraico Hannah e do latim Anna, que quer dizer “graciosa”. Esse bonito nome feminino reflete o sentido de dádiva ou oferta. Inspiração na outra princesa de “Frozen”, irmã de Elsa.

34. Branca

O nome significa “tão clara que chega a brilhar”. Branca surgiu inicialmente como um apelido, evoluindo posteriormente como um sobrenome. Tem o mesmo significado de Cândida. Inspiração em uma das primeiras princesas da Disney, a Branca de Neve.

Menina deitada (Crédito: OlgaVolkovitskaia/Pixabay)

35. Merida

O nome significa “mulher que alcançou um lugar de honra”. Inspiração na princesa da Disney do filme “Valente”.

36. Tiana

O nome significa “princesa”. Tiana deriva de um apelido dos nomes Tatiana ou Sebastiana. Tem origem no latim Tatianus. Inspiração na princesa da Disney Tiana, do filme “A Princesa e o Sapo”.

Menininha (Crédito: ymyphoto/Pixabay)

37. Ariela

O nome é uma adaptação de Ariel e Ari significa “leão”, e El sinifica “Senhor” ou “Deus”. Inspiração no nome da princesa dos mares Ariel, de “A Pequena Sereia”.

38. Wendy

O nome significa “mulher justa”, “abençoada”. Não é exatamente uma princesa, mas é a mocinha forte do filme “Peter Pan”.

Bebê dormindo (Crédito: bongbabyhousevn/Pixabay)

39. Esmeralda

O nome vem da pedra preciosa verde. É a forma espanhola e portuguesa do nome “Emerald”. Inspiração na cigana Esmeralda, de “O Corcunda de Notre Dame”.

40. Jane

O nome significa “agraciada por Deus” e é considerada uma versão feminina de João, nome originado no hebraico Yehokhanan, Iohanan, formado pela junção dos termos Yah, que significa “Javé” ou “Deus”, e hannah, que quer dizer “graça”. Inspiração na rainha da selva de “Tarzan”.

Bebezinha sorridente e surpresa (Crédito: Fotorech/Pixabay)

Nomes de bebês