As mulheres costumam sofrer com as pernas e pés inchados durante a gestação, especialmente nos últimos meses e também no calor, quando os vasos sanguíneos se dilatam e dificultam a circulação sanguínea, fazendo com que o corpo retenha mais líquido para manter a temperatura estável.
Por que grávidas incham?
A mudança de hormônios, que acontece do início ao fim da gravidez, faz com que as futuras mamães tenham dificuldade em drenar o líquido do corpo e o acabam o retendo, ficando mais inchadas, especialmente nas pernas, pés e tornozelos.
Truque mágico para desinchar
A fisioterapeuta Wandressa Stefaneli Ruy, da Clínica Ellas, em São Paulo, explica no Instagram da clínica que a prática de exercícios e a ingestão de água ajudam muito a diminuir os edemas e o inchaço nas grávidas.
Porém, de acordo com ela, há um truque bem mais simples do que você imagina que resolve o problema em 2 minutos: apenas fazer o exercício de ficar na pontinha do pé e descer.
Segundo Wandressa, a contração dos músculos funcionará como uma “bomba” para que a linfa corra pelos vasos e seja absorvida pelo sistema linfático. Simples, não?! E dá bastante resultado.