Ano repleto de significativos eventos astronômicos, 2018 terá eclipses, superlua e, claro, incríveis chuvas de meteoros. Saiba quais são as mais esperadas e anote na agenda para não perder nenhum espetáculo celeste.
Chuvas de meteoros imperdíveis de 2018

Liridas: a chuva de meteoros deve ocorrer entre 16 e 25 de abril, com auge previsto para o dia 22. O espetáculo celeste deverá apresentar entre 10 e 20 rajadas de meteoros brilhantes por hora em momentos de pico.
Eta Aquaridas: produzida a partir das partículas deixadas pelo cometa Halley, a chuva de meteoros ocorre entre os dias 19 de abril e 28 de maio e poderá ser vista do hemisfério sul, com até 60 meteoros por hora durante o pico.

Delta Aquaridas: o espetáculo celeste que ocorre de 12 de julho a 23 de agosto terá uma média de 20 meteoros por hora em seu ápice.
Perseidas: o fenômeno está previsto para ocorrer entre 17 de julho e 24 de agosto, com uma taxa média de até 150 meteoros observados por hora. Seu pico acontecerá entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 13 de agosto.
Oronidas: a chuva de meteoros que acontece entre 2 de outubro e 7 de novembro terá seu ponto alto dia 23, com aproximadamente 60 estrelas cadentes por minuto.

Leonidas: o fenômeno ocorre entre os dias 6 e 30 de novembro, com auge a partir da meia-noite do dia 17 para o dia 18. O espetáculo deve contar com 40 meteoros por hora em seu momento mais forte.
Geminidas: a chuva de meteoros acontece entre os dias 4 e 17 de dezembro e contará com uma taxa de 120 meteoros por hora.
Estrelas e meteoros
- Estrelas distantes da Terra também têm “terremotos” (e nós podemos ouvir!)
- Brasil também tem chuva de meteoro – e o fenômeno já foi reconhecido
- Se você ama estrelas, PRECISA conhecer 3 “santuários de céu”