A mudança no corpo da mulher depois da gravidez é tanto interna como externa. De acordo com a Universidade Iowa, nos Estados Unidos, as gestantes podem ter o tamanho dos pés mudados durante a gravidez e de maneira permanente.
Mudanças no corpo da grávida: pé
Os pesquisadores da instituição realizaram um estudo com 49 grávidas. No primeiro trimestre, as mulheres tiveram seus pés medidos. Depois de 5 meses, os cientistas mediram de novo, com o intuito de comparar com os primeiros números encontrados.
Em 70% das mulheres eles perceberam que os pés ficaram mais largos e compridos. A rigidez do arco da sola do pé e a altura ficaram menores, porém houve um aumento de 2 a 10 milímetros no comprimento e isso resultaria em um número a mais no tamanho de calçados.

Isto acontece porque as alterações hormonais e o natural aumento de peso deixam as articulações frouxas, o que leva a grávida ficar com o pé chato e maior.
Depois do nascimento do bebê, embora as articulações voltem a ficar mais rígidas, o pé ainda pode continuar maior.
O aumento do comprimento só ocorre na primeira gravidez. Caso a mulher tenha outros filhos, o pé não continua aumentando.
Mudanças na gravidez
- Há 8 mudanças na saúde que você deve adotar antes de engravidar
- Até o cérebro da mulher sofre alterações com a gravidez: entenda o que muda
- 9 sintomas que seu corpo dá nos PRIMEIROS meses de gestação