Para merecer o título de Santuário Internacional de Céu Escuro uma região precisa oferecer vista excepcional e de qualidade diferenciada das estrelas. O mérito é concedido por estudiosos da Associação Internacional de Céus Escuros.
A área pode ser pública ou privada e fica protegida por seu valor científico, cultural e educacional para que os visitantes continuem sendo capazes de ver absolutamente tudo no céu. Saiba onde ficam os 3 santuários espalhados pelo mundo:
Melhores lugares do mundo para observar as estrelas

Chile: batizada de “Santuário de Céu Escuro Gabriela Mistral”, a região, que fica em Valle de Elqui, a 500 km ao norte de Santiago, foi reconhecida como o primeiro Santuário Internacional de Céus Escuros do Mundo pela Associação Internacional de Céus Escuros (IDA). Os céus do Chile são famosos por sua nitidez ímpar para a observação de estrelas graças a seu posicionamento geográfico e às suas condições climáticas.

Estados Unidos: localizado na Floresta Nacional de Gila, a oeste do Novo México, o Cosmic Campground é uma área de 1,42 hectares que também foi designado Santuário Internacional de Céu Escuro. O acampamento em questão fica em uma região bastante escura, ideal para a visualização em 360 graus do céu noturno.

Nova Zelândia: o mais recente Santuário Internacional de Céu Escuro é a Ilha Great Barrier, que fica a 100km da cidade de Auckland. Trata-se da primeira ilha a receber o título e, por ser completamente escura e sem energia elétrica, não sofre interferência de poluição luminosa, favorecendo assim uma incrível vista do céu à noite.
Curiosidades ao redor do mundo
- Quem é fã de “terror” pode visitar 7 lugares realmente assustadores
- Ilha mais popular da América do Sul tem mar de 7 cores (fenômeno é lindo!)
- “Porta para o inferno”: há uma cratera que solta fogo sem parar há 46 anos