*Matéria publicada em 10 de maio de 2017
Dentre as várias espécies de animais em risco de extinção, está o mico-leão-dourado (aquele das notas de R$ 20), um primata exclusivo da Mata Atlântica brasileira.
Desaparecidos da região de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, há um século, três deles foram vistos de novo. Um foi fotografado (veja abaixo) pelos biólogos Iuri Veríssimo e Monique Medeiros, da Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica, segundo comunicado publicado pela instituição.

O animal que foi flagrado estava perto de saguis-de-tufo-branco, no Maciço da Pedra Branca, a segunda maior floresta urbana do mundo (e a maior das Américas).
E não foi mera coincidência: o local é formado por 50 km2 de florestas de baixada (que possuem entre 100 e 300 metros de altura), e este é considerado o habitat preferido dos micos.
Eles possuem poucas chances de sobreviverem sozinhos, já que vivem em bandos (costumam andar em grupos de 8).
Agora, é importante saber de onde vieram e como chegaram lá. Para isso, será necessário capturar algum deles.
“O próximo passo é descobrir a origem desses animais – se são remanescentes de uma população local ou se foram trazidos de outra região e soltos na área”, explica Ricardo Moratelli, biólogo responsável da Estação.
Mico-leão-dourado: riscos de extinção

Antes presente em toda a costa litorânea do Rio de Janeiro, agora ele só é visto em alguns pontos do estado carioca.
Por volta de 1940, o mico-leão-dourado ainda era visto em outras regiões, como Araruama e Maricá. Mas depois sua existência ficou restrita à uma pequena região na bacia do Rio São João.
Esse sumiço aconteceu por causa da transformação do meio ambiente, que fez o habitat – que antes era propício para o mico-leão – mudar muito ao longo dos séculos 19 e 20.
Hoje, existem cerca de 3.200 deles vivendo livremente, a maior parte em municípios do interior do Rio de Janeiro, sendo as maiores nas Reserva de Poço das Antas e Reserva Biológica União.
Animais em extinção
- Conheça as 10 espécies de animais que correm maior risco de extinção
- América e Espanha: 10 espécies com sério risco de extinção
- Cientistas estão tentando ressuscitar animais extintos; como?