Quem busca um sorriso mais branco e brilhante muitas vezes recorre a fórmulas caseiras, como limão e bicarbonato para os dentes. Facilmente encontrados e com baixo custo, esses produtos fazem efeito, mas falham no quesito segurança. Entenda:
Branquear os dentes com bicarbonato e limão faz mal
De acordo com o dentista Daniel Sene Vasconcellos , especialista em Odontologia Estética da Clean Odontologia, clarear dentes com limão e bicarbonato pode, inclusive, deixar o sorriso manchado e feio. “O limão é muito ácido e possui ação corrosiva, sendo extremamente contraindicado”, conta. “Já o bicarbonato nos dentes até dá uma aparência mais branca, visto que faz uma esfoliação, mas é altamente abrasivo, podendo causar erosão ácida, hipersensibilidade e alteração na estrutura e forma dos dentes”, finaliza.
Clareamento caseiro funciona?
O especialista conta que nenhum método caseiro é indicado. “Substâncias geralmente usadas, como água oxigenada, bicarbonato de sódio e limão, não funcionam porque não têm agentes clareadores”.
Assim, o ideal é recorrer a tratamentos odontológicos profissionais à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida, os quais estimulam a liberação de oxigênio e, com isso, deixam a cor do dente mais branca.
Outro cuidado importante é evitar alimentos que mancham os dentes. Vinho, café e molho de tomate são algumas comidas que requerem escovação após a ingestão.
Como clarear os dentes: saiba mais
- Cor do batom pode influenciar na aparência dos dentes. Veja tons ideais
- Entenda a relação entre tratamento de clareamento e sensibilidade
- Mitos e verdades sobre clareamento dental: saiba tudo