As florestas verticais são um dos recursos sustentáveis mais famosos na arquitetura, e se espalham ao redor do mundo. Tanto que a cidade chinesa Nanjing receberá, até 2019, dois prédios com florestas verticais para combater a poluição do ar e garantir melhor qualidade de vida aos moradores. Os arranha-céus, que somarão mais de 3 mil árvores, plantas e arbustos, devem gerar 60 kg de oxigênio.
O projeto de Nanjing, na China, ficará por conta do arquiteto Stefano Boeri. Serão dois prédios, de 108 metros e de 200 metros, que terão um museu, escola, hotel e escritórios comerciais.
As informações são do Conselho de Prédios e Habitações urbanas (CTBUH), uma organização global que se dedica exclusivamente ao assunto.
Benefícios
A floresta vertical traz uma série de benefícios para os moradores do entorno. As “Nanjing Towers”, como serão chamados os empreendimentos na cidade chinesa, produzirão 60 kg de oxigênio diariamente. Elas ainda retêm poeira emitida pelas indústrias e pelos carros em espaços urbanos.
Manutenção
Cada projeto de floresta vertical tem um sistema de manutenção, que deve ser considerado já no início da construção. Em algumas estruturas e prédios, são instalados suportes verticais de fluxo de água e nutrientes.
Florestas verticais no mundo

Ao redor do mundo, outros projetos com árvores espalhadas por todos os andares dos arranha-céus e em esculturas também fazem sucesso e são a prova de que o desenvolvimento urbano pode contemplar o cuidado com o meio ambiente.
Milão, Itália
O arquiteto é famoso pela construção de dois prédios (de 110 metros e de 76 metros) com florestas verticais no centro de Milão, na Itália (foto acima). Eles sustentam 900 árvores e mais de 20 mil plantas, distribuídas de acordo com a exposição solar em cada ponto da fachada.
México
https://www.instagram.com/p/cfy9DTPv6i/?taken-by=verdmx
No México, a empresa VerdMX realiza projetos sustentáveis em esculturas. “Um metro quadrado de jardim vertical gera a quantidade de oxigênio que uma pessoa precisa em um ano”, destaca a empresa.
Arquitetura verde
- Primeira cidade sustentável do Brasil: o que ela tem e onde fica
- Como fazer uma casa sustentável: do projeto a obra
- 10 materiais que parecem recicláveis, mas não são