O passado do namorado(a) te incomoda? Por que temos tanto ciúme do que já foi?

Se você é daquelas que não suporta sequer ouvir o nome da ex do seu namorado e se chateia toda vez que ele relembra fatos do passado antes de te conhecer, saiba que não está só. O ciúme do que já foi, apesar de confuso e difícil de compreender, afeta homens e mulheres e é bastante natural nos relacionamentos amorosos.

É normal sentir ciúmes do passado do namorado?

Shutterstock

Insegurança, desconfiança, baixa autoestima e até mesmo certa imaturidade são os fatores que normalmente provocam o ciúme incontrolável que uma pessoa pode sentir do passado do atual parceiro. Tanto homens quanto mulheres podem experimentar a situação incômoda, mas geralmente por motivos diferentes.

As mulheres costumam ficar preocupadas se o namorado realmente esqueceu a ex, se ele ainda mantém contato com ela e se ele a amou com maior intensidade. Para elas, a questão afetiva tem grande peso e a qualidade das relações anteriores do parceiro é mais relevante do que a quantidade de garotas que passaram pela vida dele.

Já para os homens, a insegurança costuma reinar mais no âmbito sexual. Por causa de uma cultura ainda machista, entender que a namorada já se relacionou e transou com outros rapazes antes dele é algo difícil de ser digerido. Além disso, apesar de não confessarem, costumam sentir incômodo ao pensarem que podem ter suas performances sexuais comparadas com outros.

Meu namorado tem ciúme do meu passado: o que fazer?

iStock

Se você está comprometido com alguém que sabe ser mais ciumento, o primeiro passo é tentar evitar o conflito minimizando as chances de estimular a insegurança do parceiro, mas sem necessariamente precisar esconder seu passado.

Quando for questionada sobre ex-namorados, procure responder de forma objetiva e econômica, sem grandes detalhes que possam instigar e prolongar o interrogatório. Dizer que não quer falar sobre o assunto ou não responder nada, por outro lado, pode ser pior, pois dá asas à imaginação aumentam as chances de gerar desconfianças na relação.

Relacionamentos amorosos