Muitas mulheres estão substituindo a etapa do acidificante pelo uso do vinagre de maçã; segundo especialista, não é o certo a se fazer
Uma nova trend de beleza tem ganhado espaço nas redes. Isso porque ela visa a substituição do acidificante por um ingrediente que quase todo mundo tem em casa: o vinagre de maçã.
Segundo vídeos virais, aplicar o produto diretamente nos fios deixaria o cabelo mais brilhante, controlaria o frizz e até estimularia o crescimento — funções de que são do acidificante.
Mas será que essa solução caseira realmente funciona? De acordo com o hair sylist Alan Vivian, muito conhecido no TikTok, não é a ideal. Saiba mais a seguir.
Vinagre no cabelo de maçã funciona?

A aplicação sugerida na trend costuma envolver a diluição do vinagre em água (na proporção de 1 parte de vinagre para 2 ou 3 de água), e o uso como último enxágue após o banho. Assim, o objetivo é substituir acidificantes e condicionadores.
No entanto, ao molhar mechas com vinagre de maçã e observá-las em um microscópio, o especialista Alan Vivian mostrou em vídeo que as cutículas de cabelo do teste ficaram desalinhadas e ressecadas. O mesmo aconteceu quando ele misturou o produto com um condicionador.
“Já fiz esse mesmo teste com vinagre de limão. O resultado foi o mesmo. Ambos vinagres deixam a mecha rígida e porosa”, conclui o especialista. Veja abaixo:
@cabeleireirocalvo Lembrando que o ideal são cuticulas bem dispostas e alinhadas, nosso cabelo é formado no exterior por uma sobreposição de “cuticulas” re elas estarem enrugadas pode levar ate a uma exposição desnecessária do córtex, então eu particularmente não usaria, nem indicaria o uso do vinagre nos cabelos. #vinagre #vinagredemaçã #acidificacaocapilar
♬ som original – Cabeleireiro Calvo