Texturizar os fios nada mais é do que dar o estilo final e textura ideal para que sequem bem bonitos e sem frizz. No caso dos cabelos crespos, a texturização representa adotar algumas técnicas para deixar os cachos bem definidos e marcados. Mas também, com ondulado de volume controlado e natural ao mesmo tempo. A seguir, conheça alguns truques para isso:
Técnicas de texturização dos fios
1. Dedoliss
Separe mechas de cabelo bem fininhas e enrole apenas com os dedos. Não precisa seguir uma “ordem” ou número de repetições. Vá enrolando bem os cachinhos com o creme de pentear ideal para os seus cachos até conquistar a definição que deseja.
2. Minicoques
A ideia é fazer vários pequenos coques no alto da cabeça, para conseguir deitar com conforto. Para cachos mais abertos, faça coques maiores e vice-versa. Depois de algum tempo, ou pela manhã, é só soltar.
3. Banding
A técnica consiste em prender o cabelo em um rabo de cavalo baixo, na altura da nuca, com diversas elásticos ao longo do comprimento do rabo, da base até a ponta. Você não precisa dar voltas no elástico, apenas passá-lo pelo rabo para compactar e segurar o máximo de fios juntos. O banding serve, antes de tudo, para esticar o comprimento do cabelo de maneira natural e segura, sem o uso de calor (secador ou chapinha).
4. Tranças e twists
Assim como o banding, são formas de compactar e preservar os fios de maneira bem segura. Pode ser uma trança ou várias, tudo vai depender do tamanho e do volume do seu cabelo e dos cachos que deseja. O mesmo vale para os twists, que também são conhecidos como trançado de dois. Tanto as tranças como os twists, quando feitos com os fios levemente úmidos e da noite pro dia, até que sequem, remodelam o formato dos fios, dando um aspecto de ondas ao cabelo.
5. ”Abacaxi”
É o método que consiste apenas em prender o cabelo em um rabo de cavalo ou coque bem alto, no topo da cabeça. No dia seguinte, o comprimento e as pontas cacheadas estarão quase intactos, já que apenas o que ficou em contato com o travesseiro foi a parte de baixo do cabelo, que ficará escondida quando você soltá-lo.

6. Bobes
Se só levantar a raiz ou deixar os fios alguns minutos presos não garantir o volume desejado, use alguns bobes. Separe três mechas largas, uma em cada lado da cabeça e outra no topo. Enrole o acessório da ponta até a raiz e, em seguida, prenda com um grampo.
5. Difusor
Aprenda o passo a passo e dicas para secar cachos com difusor e ter resultado lindo.
6. Lápis e chapinha
Depois de o lápis ser envolto em papel alumínio, você usa a chapinha para aquecê-lo, tomando cuidado para não queimar os dedos. Depois de alguns segundos de pressão com a prancha, é só soltar os fios do lápis.
7. Pente garfo
A melhor maneira de trazer movimento e leveza ao crespo desde a raiz, soltando os cachos do couro cabeludo, é utilizando o pente garfo. Aprenda um passo a passo fácil de copiar para como texturizar os fios usando um pente garfo.
Outros segredos capilares
- Hidratação de maisena funciona para cabelo?
- Acorde com cabelo dos sonhos: 6 cuidados antes de dormir
- Receita de abacate é segredo de Katie Holmes para os cabelos