História polêmica está por trás da invenção do uísque Jack Daniel’s; descubra

A famosa destilaria Jack Daniel´s, no estado norte-americano do Tennessee, completa 150 anos em 2016 e parece disposta a reparar um erro histórico sobre a origem de seu famoso uísque. 

Desde o Século 19, a história oficial da destilaria conta que um jovem aprendiz de nome Jasper Newton “Jack” Daniel aprendeu as técnicas para a produção de um bom uísque americano (cuja principal matéria-prima é o milho) ao trabalhar com seu mentor, o padre e comerciante Dan Call, que possuía sua própria destilaria. Ao aperfeiçoar a técnica e criar seu próprio estilo, Jack Daniel fundou sua própria empresa, em 1866, e começou a fazer história no mercado.

História do Jack Daniel´s

ESCRAVO OCULTO
Tudo muito bom, tudo muito bem. Mas acontece que tanto a Jack Daniel´s quanto boa parte da população do Tennessee convivem desde então com um incômodo: todos eles sabiam que estavam “esquecendo” de citar outro personagem chave da história, chamado Nearis Green.

Segundo reportagem recente do “New York Times”, Nearis Green era o verdadeiro mestre da destilaria de Dan Call, e foi o principal professor de Jack Daniel na arte de produzir o uísque. Por que, então, a história oficial “esquece” de citar Nearis Green?

Provavelmente porque ele era negro e escravo de Dan Call, fato que não soa muito bem ao se contar a história de um produto tão marcante. Segundo consta, Green era um homem muito inteligente, tocava violino e participava de apresentações artísticas, além de dominar as técnicas de destilar uma boa bebida. Mesmo após o fim da escravidão nos EUA, em 1865, ele teria permanecido ao lado de Dan Call.

Já Jack Daniel, ao abrir sua própria empresa, empregou dois filhos do mentor e amigo Nearis Green. Portanto, se você aprecia uma boa dose de Jack Daniel’s, talvez seja uma boa fazer um brinde a Green antes do próximo gole.

Leia mais: Qual a diferença entre blended e single malt? Conheça os tipos de uísques