
Sigmund Freud é sabidamente um dos nomes mais importantes da ciência moderna e seus estudos o deram o título de pai da psicanálise, que evoluiu muito desde então, assim como a psicologia. Mesmo que hoje nem todas suas teorias sejam 100% aceitas, é inegável que foram ponto de partida para algo. Separamos então nove pensamentos/frases de Freud que não são conhecidos assim, mas nem por isso são menos importantes. Confira:
9 – Sobre a irracionalidade dos sonhos

“Qualquer um que comporte-se acordado da mesma maneira que se comporta nos sonhos será visto como louco.”
8 – Sobre Deus
“O Deus de cada pessoa resulta psicologicamente do pai transfigurado. Ou seja, nossa experiência vital com o pai é sublimada e projetada na divinização paterna.”
7 – Sobre a civilização
6 – Sobre o amor
“Aquele que ama se faz humilde. Aqueles que amam de alguma maneira renunciam a uma parte do seu narcisismo.”
5 – Sobre a neurose
“A incapacidade de tolerar a ambiguidade é a raiz de todas as neuroses.”
4 – Sobre a religião

“A religião é comparável com a neurose infantil.”
“A religião é uma ilusão derivada do fato de que satisfaz nossos desejos instintivos.”
3 – Sobre o sexo

“Chamamos de perversa uma prática sexual quando se renuncia à meta de reprodução e se persegue a ganância do prazer como meta única.”
2 – Sobre a mulher

“Aqui fica uma grande incógnita que não consegui descobrir, mesmo após 30 anos de estudos sobre a alma feminina: o que quer a mulher?”
1 – Sobre a consciência humana e o futuro da humanidade

A voz do intelecto é calada, mas não recua até conquistar alguma audiência e, em última instância, depois de intermináveis repúdios consegue seu objetivo. Este é um dos poucos aspectos sobre o futuro da humanidade em que cabe uma certa dose de otimismo.”