Já aconteceu de você ter certeza de que seu celular vibrou no seu bolso, foi olhar e não tinha absolutamente nenhuma ligação ou mensagem?
A boa notícia é que você não está sozinho(a). Milhões e milhões de pessoas no mundo enfrentam este mesmo tipo de problema. A má notícia é que não há absolutamente nada de errado com seu celular, tampouco com a operadora: o problema está mesmo na sua cabeça.
Celular vibra sem mensagem
Este tipo de sensação é chamada pelos especialistas de “vibrações fantasma” e deixa claro o quanto estamos cada vez mais dependentes dos nossos aparelhinhos.
Uma teoria diz que absolutamente nada provocou a sensação de vibração. Mas que nosso cérebro está tão condicionado a ficar alerta para tal acontecimento que às vezes simplesmente aciona o mesmo caminho de neurônios que é percorrido quando há, de fato, uma vibração do celular.
Outra teoria, mais aceita, diz que é preciso haver um “gatilho” exterior para fazer com que o cérebro acredite que o celular tenha vibrado. Pode ser um leve esbarrão na sua roupa, duas moedas que mexeram no seu bolso etc. É exatamente a mesma coisa que ocorre quando acreditamos ver um animal ou objeto em uma nuvem: o cérebro relaciona o fato a algo que já aconteceu e traça o mesmo caminho até a memória.
Seja como for, quanto mais você usa seu celular, mais você estará sujeito às “vibrações fantasma”. O melhor remédio é começar a deixar o aparelho em locais diferentes (outro bolso etc) ou alterar o nível da vibração.
TOQUES
Sim, a mesma coisa acontece com toques de celular. Muitas vezes juramos que ele tocou e… nada. É que estamos tão condicionados que, basta qualquer ruído semelhante, para acreditarmos que é ele tocando.
Mais sobre seu smart? 4 formas de carregar o celular sem carregador