As lançadoras de tendência do exterior – atrizes como Sienna Miller ou modelos do calibre de Kate Moss – já usam há algumas estações, mas os shorts curtos agora marcam presença nas passarelas nacionais e internacionais ao lado dos vestidos bem curtinhos e soltos. A novidade é que a peça, velha conhecida das brasileiras, está na moda e também é permitida na balada ou em looks mais produzidos.
Veja aqui o slideshow com shorts e idéias para os looks certos.
Marina Franco, stylist, comemora: “Quem tiver perna que aproveite, esse vai ser o verão das peças curtas e abusadas!”. Ela diz que o jeito mais bacana de usar é com sandália bonita de saltão. “Quanto mais alta, melhor”, diz. A buyer da Daslu Mariana Penteado faz coro, dizendo que o look novo para sair à noite é mesmo o par vestido-bem-curto com shorts.
A dica de Giuliana Romano, estilista, é usá-lo com uma bela camisa em alfaiataria. “Toda fechada para o look não ficar vulgar”, lembra. Também é bom ficar atenta a outros pontos:
– No trabalho, short ainda não é tão bacana – a menos que a sua profissão não seja nada careta, do tipo produtora de moda.
– Se você tem perna grossa, é bem mais difícil o short cair bem. Apertadinho, ele dá aquele efeito “É o Tchan!”, nada elegante.
– A variedade de sapatos que combinam com shorts é bem grande, mas cada um cai melhor em ocasiões específicas. Para a praia, é óbvio que faz mais sentido usar uma sandalinha rasteira ou um chinelo do que uma plataforma. Já a bota só combina com short se o programa permitir ousadia no look, e toda a produção deve ser bem moderna, acompanhando o clima.
Não quer pensar na combinação? A gente dá o caminho das pedras:
Para a noite, vestido micro e amplo (quase uma maxi-bata) com shorts por baixo – ou vestido chemise um pouco mais justo e o shorts, é o jeito que as dasluzettes estão usando. Para calçar, sandália plataforma ou meia-pata. Vale arrematar com brinco e colar grandões.
Para o dia, regata estampadona um pouco mais comprida, até o meio do quadril, e reta, sem marcar a cintura, mais tênis nos pés. Se a regata for gigante e passar do comprimento dos shorts, vale um cinto grande por cima, deslocando a cintura para baixo, e formando um volume na blusa.