Se a aparência de um carro diz muito sobre a personalidade do dono, então, quanto mais detalhes, melhor! E se, além da cor, do design e dos acessórios do veículo, os pneus também pudessem refletir as suas preferências? Essa realidade não está tão distante. Uma tecnologia de impressão em pneus que pode, por exemplo, estampar imagens do seu álbum de família foi desenvolvida pela fabricante Bridgestone, que pretende lançar a novidade ainda este ano.
A tecnologia automotiva não se limita apenas ao motor, à lataria e ao interior dos automóveis. Investir no desenvolvimento de soluções modernas para os pneus é um ponto importante para o mercado: “A ideia é oferecer uma proposta diferenciada, fugindo dos padrões tradicionais ao permitir até a personalização dos pneus com designs exclusivos e fotos”, orgulha-se Alexandre Lopes, diretor de vendas e marketing consumo da Bridgestone. A técnica permite estampar desenhos e imagens de acordo com a solicitação do cliente.
Mas não é só no quesito criatividade que o lançamento merece destaque. Além de a tinta ser de maior durabilidade, a tecnologia deixa o pneu mais leve. “O processo de produção na impressão de pneus da Bridgestone consiste numa camada para proteger da descoloração as tintas recém-desenvolvidas para esta tecnologia, e uma camada para proteger a superfície de danos externos. Tudo isso sem comprometer a eficiência do pneu e nem aumentar o seu peso”, informa Alexandre.
Até agora, a borracha branca tem sido usada nas paredes laterais para produzir a faixa e as letras brancas no pneu, processo que requer o uso de grandes quantidades de borracha branca, tanto para evitar a descoloração quanto para manter a durabilidade. “Isso significa que, além de oferecer mais possibilidades estéticas na impressão de pneus, a técnica utilizada é mais resistente a condições climáticas e protege a superfície do pneu contra danos”, complementa o diretor.
A novidade não tem data certa para chegar ao mercado, mas a previsão é de que ainda este ano os consumidores possam desfilar com seus pneus personalizados. “Pretendemos comercializá-los ainda este ano e continuar investindo esforços para produzir pneus com tecnologia e qualidade mais sustentáveis”, garante o diretor.